O ARTIGO RESULTA DA EXPERIÊNCIA COM MICROAULAS ADVINDAS DO SUBPROJETO “FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DO PIBID DE LÍNGUA PORTUGUESA”. ENTENDEMOS O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID ENQUANTO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE E QUALIFICAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO NOS MOSTROU CAMINHOS PARA COMPOR UM CONJUNTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS QUE OBJETIVAM PREPARAR CADA VEZ MELHOR NOSSO ALUNO/PIBIDIANO PARA O COTIDIANO ESCOLAR. LANÇAMOS MÃO DA PRÁTICA DE MINCROAULAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ALUNO/PROFESSOR QUE, NÃO OBSTANTE ESTAR NUM AMBIENTE QUE LHE É PRÓXIMO, A SUA SALA DE AULA, CONSTITUI NUMA OPORTUNIDADE DE “CONSTRUIR” A FUTURA PROFISSÃO DOCENTE. O TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADO NOS TRABALHOS QUE DISCUTEM E ORIENTAM A FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR, COMO LIBÂNEO (2013) E PIMENTA (2006). NA REALIZAÇÃO DAS MICROAULAS FOI DESENVOLVIDA UMA DINÂMICA EM QUE O EXERCÍCIO DE MINISTRAR AULAS DEIXOU DE SER UM “TORMENTO” PARA OS ALUNOS DO PIBID, PASSANDO A CONSTITUIR UMA IMPORTANTE ETAPA NA FORMAÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA COMO FUTURO DOCENTE. PARA TANTO, ALGUMAS CATEGORIAS FORAM INDICADAS PARA SE REFLETIR SOBRE ESSA FERRAMENTA METODOLÓGICA. TAIS PONTOS DE ANÁLISE CONSTITUEM OS PARÂMETROS QUE FORAM UTILIZADOS PARA COMPOR, REALIZAR E AVALIAR A PRÁXIS DO ALUNO–PROFESSOR POR MEIO DAS MICROAULAS. AS CATEGORIAS FORAM: ELABORAÇÃO DO PLANO; EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO; ABORDAGEM TEÓRICA E METODOLOGIA APLICATIVA. OS ACHADOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DA UNIDADE TEORIA-PRÁTICA COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO DOCENTE.