O USO DO FOLDER COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICO-
DISCURSIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA
SOCIOAMBIENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61771 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3488 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => """ O USO DO FOLDER COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICO-\r\n DISCURSIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA \r\n SOCIOAMBIENTAL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO \r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO –\r\n UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG), QUE TEM COMO OBJETIVO CONCILIAR E RELACIONAR A \r\n TEORIA COM A PRÁTICA, PARA QUE DESSA FORMA SEJA APERFEIÇOADA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE \r\n LICENCIATURA. PARA A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ATRAVÉS \r\n DESTES FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO. DESSE MODO FOI ELABORADO UM PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO \r\n DE ACORDO COM A REALIDADE DE UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, QUE TEVE \r\n COMO OBJETIVO GERAL APRIMORAR A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE DOS ALUNOS, INCITANDO-OS A UMA CONSCIÊNCIA \r\n AMBIENTAL CRÍTICA EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL FOLDER. E COMO \r\n OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) PROMOVER ATRAVÉS DO CONTATO COM O GÊNERO A REFLEXÃO SOBRE SEUS MEIOS DE \r\n CIRCULAÇÃO; B) ENVOLVER AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS E ORAIS DE REFLEXÃO E POSICIONAMENTO \r\n CRÍTICO EM FACE DA REALIDADE DE SUA LOCALIDADE QUANTO AO SANEAMENTO BÁSICO; C) PRODUZIR FOLDERS TENDO \r\n COMO INTERLOCUTORES A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL A PARTIR DAS DISCUSSÕES FEITAS EM SALA DE AULA SOBRE \r\n O SANEAMENTO BÁSICO; D) SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS E \r\n FUNÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA DO GÊNERO. ATRAVÉS DOS OBJETIVOS, OS RESULTADOS APONTARAM A RELEVÂNCIA DO\r\n GÊNERO TEXTUAL FOLDER COMO OBJETO DE ENSINO E INSTRUMENTO MEDIADOR DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE \r\n ESCOLAR, BEM COMO, OS DIVERSOS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POLIVALENTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, FOLDER, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3111_22092019114949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTOS" "autor_email" => "daniele194santtos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61771 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3488 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => """ O USO DO FOLDER COMO ESTRATÉGIA LINGUÍSTICO-\r\n DISCURSIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA \r\n SOCIOAMBIENTAL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO \r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO –\r\n UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS (UFRPE - UAG), QUE TEM COMO OBJETIVO CONCILIAR E RELACIONAR A \r\n TEORIA COM A PRÁTICA, PARA QUE DESSA FORMA SEJA APERFEIÇOADA A FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE \r\n LICENCIATURA. PARA A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ATRAVÉS \r\n DESTES FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO. DESSE MODO FOI ELABORADO UM PROJETO DIDÁTICO DESENVOLVIDO \r\n DE ACORDO COM A REALIDADE DE UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, QUE TEVE \r\n COMO OBJETIVO GERAL APRIMORAR A LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE DOS ALUNOS, INCITANDO-OS A UMA CONSCIÊNCIA \r\n AMBIENTAL CRÍTICA EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL FOLDER. E COMO \r\n OBJETIVOS ESPECÍFICOS A) PROMOVER ATRAVÉS DO CONTATO COM O GÊNERO A REFLEXÃO SOBRE SEUS MEIOS DE \r\n CIRCULAÇÃO; B) ENVOLVER AS CRIANÇAS EM SITUAÇÕES LINGUÍSTICAS E ORAIS DE REFLEXÃO E POSICIONAMENTO \r\n CRÍTICO EM FACE DA REALIDADE DE SUA LOCALIDADE QUANTO AO SANEAMENTO BÁSICO; C) PRODUZIR FOLDERS TENDO \r\n COMO INTERLOCUTORES A COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL A PARTIR DAS DISCUSSÕES FEITAS EM SALA DE AULA SOBRE \r\n O SANEAMENTO BÁSICO; D) SENSIBILIZAR E CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS E \r\n FUNÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA DO GÊNERO. ATRAVÉS DOS OBJETIVOS, OS RESULTADOS APONTARAM A RELEVÂNCIA DO\r\n GÊNERO TEXTUAL FOLDER COMO OBJETO DE ENSINO E INSTRUMENTO MEDIADOR DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE \r\n ESCOLAR, BEM COMO, OS DIVERSOS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA POLIVALENTE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, FOLDER, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3111_22092019114949.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELE SANTOS" "autor_email" => "daniele194santtos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }