Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA PARA IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: MAPAS CONCEITUAIS, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ENSINO DE QUÍMICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA AINDA TEM SIDO UM GRANDE DESAFIO PARA MUITOS DOCENTES, VISTO QUE OS ALUNOS APRESENTAM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DURANTE TODO O PROCESSO EDUCATIVO. ESSA REALIDADE RESULTA DOS MÉTODOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO ADOTADOS, OS QUAIS LEVAM À REPRODUÇÃO MECANIZADA DE CONHECIMENTOS AO INVÉS DE CONSTRUÍ-LOS. NESSE SENTIDO, A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL DISCUTE A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR O QUE O ALUNO APRESENTA EM SUA ESTRUTURA COGNITIVA E, A PARTIR DISSO, ENSINÁ-LO EM BUSCA DE MODIFICAR E CONSTRUIR UM NOVO CONHECIMENTO. ALIADA A ESSA TEORIA, NOVAK IMPLEMENTA OS MAPAS CONCEITUAIS COMO UMA ALTERNATIVA DE APLICABILIDADE DA TEORIA AUSUBELIANA, TANTO COMO FERRAMENTA DE ENSINO COMO DE AVALIAÇÃO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO, DE NATUREZA QUALITATIVA, OBJETIVA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO REFERENTE AO CONTEÚDO DE TERMOQUÍMICA FAZENDO USO DE MAPAS CONCEITUAIS. O DESENVOLVIMENTO PARTIU DE PERGUNTAS SOBRE QUAL A VISÃO INICIAL DOS ALUNOS COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO. PARA TANTO, A ANÁLISE DOS RESULTADOS COLETADOS CONSISTIU NA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. DOS RESULTADOS CONSTATA-SE A PRESENÇA DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS POR PARTE DOS ALUNOS E, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DE IDENTIFICÁ-LOS UTILIZANDO OS MAPAS CONCEITUAIS POR POSSIBILITAR A VISUALIZAÇÃO DE COMO OS ALUNOS RELACIONAM AS IDEIAS EM SUA ESTRUTURA COGNITIVA. DESSE MODO, SE TORNA EVIDENTE QUE ESSES CONHECIMENTOS INICIAIS CONSTITUEM-SE IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO DAS INTERVENÇÕES POSTERIORES PARA A OCORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E, PRINCIPALMENTE, PARA IDENTIFICAR AS EVIDÊNCIAS E/OU INDÍCIOS DA MESMA.

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