RESUMO
A MONITORIA BASEIA-SE NUMA ATIVIDADE ACADÊMICA DE NATUREZA COMPLEMENTAR, NA QUAL O ALUNO TEM A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER E AMPLIAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA ACADEMIA, POR MEIO DO APOIO AO DOCENTE NA CONDUÇÃO INTERAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR E ALUNO MONITOR. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM DURANTE A ATIVIDADE DE MONITORIA, BEM COMO RESSALTAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MESMA PARA A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO ENQUANTO FUTURO DOCENTE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, VIVENCIADAS DURANTE AS ATIVIDADES REALIZADAS NA MONITORIA DA DISCIPLINA PRODUÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. AO LONGO DO PERÍODO, A MONITORIA PROPORCIONOU AS GRADUANDAS À OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR O PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA, A ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ATUAÇÃO, A SUPERVISÃO E MINISTRAÇÃO EM AULAS DE AULAS TEÓRICAS E REVISÃO DOS ASSUNTOS ANTERIORMENTE ABORDADOS PELA DOCENTE DA DISCIPLINA. A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA REPRESENTOU UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO CONHECIMENTO E EVIDENCIOU QUE A INTEGRAÇÃO ENTRE O ALUNO MONITOR, DISCENTES E DOCENTES CONFIGURA-SE COMO UMA ESTRATÉGIA POSITIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS FAVORECE A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E PERMITE QUE O ALUNO MONITOR ADQUIRA MAIOR SEGURANÇA PARA ATUAR NESSE CONTEXTO.