O ARTIGO INTITULADO: INCLUSÃO E DESAFIOS DE ALUNOS DO ENSINO REGULAR DO CAMPO COM NECESSIDADES ESPECIAIS TÊM COMO FINALIDADE PRINCIPAL SENSIBILIZAR OS LEITORES SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP. COM OBJETIVO DE ANALISAR AS BARREIRAS E EXCLUSÕES VIVIDAS E ENFRENTADAS TANTO PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO QUANTO PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DECORRER DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO NA ATUALIDADE NO ESPAÇO DO CAMPO. A METODOLOGIA APOIOU-SE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM SUPORTE DA PESQUISA DOCUMENTAL E DA PESQUISA DO CAMPO, COMO É UMA PESQUISA EDUCACIONAL DE CARÁTER ETNOGRÁFICO BASEADO NA OBSERVAÇÃO COMO PRINCIPAL TÉCNICA METODOLÓGICA. NA ESCOLA CAMPO OBSERVADA PERCEBEU A EXISTÊNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO EM SEU AMPLO CONCEITO, AFIRMA-SE ISTO, POR TER NESSA ESCOLA ENCONTRADO A PRESENÇA DE DIVERSIDADE CULTURAL, SOCIAL, ECONÔMICA, ÉTNICA E DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA SALA DO ENSINO REGULAR, MESMO DIANTE DE SUAS LIMITAÇÕES EM ESTRUTURAS FÍSICAS E DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ADEQUADO, PORÉM REFORÇA SUAS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL NAS VARIEDADES DE PROJETOS EDUCATIVOS QUE PROPORCIONA A COMUNIDADE ESCOLAR. RESULTANDO EM UM ESPAÇO DE MÚLTIPLA APRENDIZAGEM QUE FAZ A DIFERENÇA NA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO NO CAMPO.