Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 424
JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE REVISÃO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, LUDICIDADE, REVISÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

SABE-SE QUE UMA DAS PRINCIPAIS FINALIDADES DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM É GUIAR PARA ESTUDANTES ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA QUE APRENDIZAGEM OCORRA DE MANEIRA DINÂMICA, EFICIENTE, AUTÔNOMA E, SOBRETUDO QUE GERE UMA GAMA DE CONHECIMENTO DIVERSIFICADO QUE SEJA CAPAZ DE SUPERAR DESAFIOS. NESSE SENTIDO, OS JOGOS DIDÁTICOS, TEM GANHADO DESTAQUE, UMA VEZ QUE, PODEM APROXIMAR OS ALUNOS DA PRÁTICA, POSSIBILITANDO-OS ASSOCIAR OS CONTEÚDOS TEÓRICOS VISTOS EM SALA DE AULA COM O SEU COTIDIANO, E O MAIS IMPORTANTE, PREZANDO SEMPRE PELO LÚDICO. MEDIANTE O EXPOSTO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU UTILIZAR JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA DE REVISÃO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS TEMÁTICAS: REINO ANIMAL E SISTEMAS DO CORPO HUMANO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DR. ANTONIO EUFRASINO NETO EM NOVO ORIENTE, CEARÁ. A METODOLOGIA ELABORADA PARA ALCANCE DO CITADO OBJETIVO FOI DETERMINADA DE MANEIRA QUALITATIVA, COM O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EM CINCO TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. DENTRE OS JOGOS UTILIZADOS ESTIVERAM: 1) CIRCUITO DO CONHECIMENTO; 2) QUIZ CIENTÍFICO; 3) VERDADEIRO OU FALSO. AO FINAL DA GINCANA LÚDICA, COM UMA EQUIPE DENOMINADA CAMPEÃ PELO MAIOR ÍNDICE DE ACERTOS DAS QUESTÕES, PODE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS DEMONSTRARAM ENTUSIASMO EM RELAÇÃO À METODOLOGIA UTILIZADA PARA REVISAR OS CONTEÚDOS, HAJA VISTA QUE, A ELABORAÇÃO DE UMA COMPETIÇÃO UTILIZANDO JOGOS RELACIONADOS À CIÊNCIA FUNCIONA ATÉ MESMO NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES ASSOCIADAS AO DESINTERESSE POR ESTUDAR CIÊNCIAS, MUITAS VEZES RESULTADO DA UTILIZAÇÃO DE APENAS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.