SANTOS, Maria Edisandy Bezerra Dos et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63015>. Acesso em: 22/11/2024 11:17
OS SERES HUMANOS ESTÃO IMERSOS NO MUNDO DAS FORMAS E CONSTROEM DE MODO ESPONTÂNEO NOÇÕES GEOMÉTRICAS EM MÚLTIPLOS SEGMENTOS DO AGIR SOCIAL. SENDO ASSIM, SURGE A NECESSIDADE DE UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DE ENSINO/APRENDIZAGEM, QUE POSSA DESPERTAR NO ALUNO UM OLHAR CRÍTICO, PENSANTE E REFLEXIVO, NO QUAL AS AVALIAÇÕES SEJAM MAIS QUE UMA PROVA COM QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA OU DISCURSIVAS, QUE ELAS POSSAM PROPORCIONAR MOMENTOS DE ANÁLISES, DIÁLOGOS E FEEDBACKS, DE MODO A SANAR OS POSSÍVEIS PROBLEMAS INTERSUBJETIVOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS. DESTARTE, OBJETIVA-SE APLICAR UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO COM COLABORAÇÕES EXTERNAS A PARTIR DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. A METODOLOGIA CONSISTIU EM DESENVOLVER A PESQUISA E ELABORAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS E VÍDEOS COM A MEDIAÇÃO CONTÍNUA DO DOCENTE E POSTERIORMENTE PASSAR POR UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA E FEEDBACKS EM UMA TURMA DO 3° MATUTINO DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO COMPOSTA POR 35 ALUNOS. HOUVE UMA RECONFIGURAÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS OLHARES TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS ALUNOS SOBRE A VERDADEIRA AÇÃO DE AVALIAR NÃO DE MODO QUANTITATIVO, MAS SIM QUALITATIVO, CORRIGINDO ERROS QUE PERPASSAM OS SCRIPTS QUE CHEGAM NO SER COGNOSCENTE O FAZENDO REFLETIR EM COMO MELHORAR A CADA TRABALHO E A CADA DESAFIO. PROFESSORES E ALUNOS DEMONSTRARAM MOTIVAÇÃO E APRENDIZADO DIANTE DA ATIVIDADE VIVENCIADA, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DA BUSCA POR MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DIVERSIFICADAS DE MODO QUE O ENSINO NÃO SEJA ALGO MONÓTONO, MAS PELO CONTRÁRIO, QUE ELE POSSA SER ATRAENTE, CONTAGIANTE E INSTIGADOR.