ESSE ESTUDO FUNDAMENTA-SE EM UM DIÁLOGO SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR COM ÊNFASE NA SUSTENTABILIDADE. A COMPREENSÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E SUSTENTABILIDADE TEM SIDO SUBSÍDIO PEDAGÓGICO, EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA, COMUMENTE DISPONIBILIZADO E/OU ADOTADO POR COMUNIDADES RURAIS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. NESSE SENTIDO, O ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO POPULAR SOBRE A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE, EM UMA COMUNIDADE DE AGRICULTORES RURAIS DO SEMIÁRIDO NORDESTINO. PARA TANTO, APLICOU-SE UMA METODOLOGIA FUNDAMENTADA NA ABORDAGEM MULTIMÉTODO, REALIZANDO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL NA TENTATIVA DE IDENTIFICAR, COMO É APLICADA A EDUCAÇÃO POPULAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DA SUSTENTABILIDADE NO GRUPO PESQUISADO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA SOLIDÁRIA PODE SER DESENVOLVIDO COMO FERRAMENTA CONSTRUTIVA, PAUTADA NA ÉTICA, SOLIDARIEDADE, NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES, SENTIDOS E PERCEPÇÕES, SOBRE O MEIO EM QUE VIVEM, E A FORMA COMO VIVEM, FORTALECENDO A UNIÃO DOS PARTICIPANTES EM PROL DA SUSTENTABILIDADE. POR FIM, CONSIDERA-SE QUE A EDUCAÇÃO POPULAR ENQUANTO INSTRUMENTO LIBERTADOR DOS MECANISMOS DE DOMINAÇÃO SOCIAL É UMA EFICAZ ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.