Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS HAITIANOS NOS CURSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA – CAMPUS PORTO VELHO CALAMA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, ALUNOS HAITIANOS, INSTITUTO FEDERAL Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - IFRO É UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO E ALÉM DE OFERECER CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO, O IFRO TAMBÉM PROPORCIONA GRADUAÇÕES E CURSOS SUBSEQUENTES. A INCLUSÃO ESCOLAR É UM DOS TEMAS MAIS DISCUTIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E REQUER A ADOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA MINIMIZAR E/OU RESOLVER ESSE PROBLEMA. NESSE SENTIDO, PROPOMOS UMA DE PESQUISA, QUALITATIVA, QUE VISA COMPREENDER O PROCESSO DE INCLUSÃO, FORMAÇÃO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NOS CURSOS DO IFRO CAMPUS PORTO VELHO CALAMA. NESSA TRILHA, ALUNOS, PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS DO IFRO SE TORNARAM PROTAGONISTAS NA AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE INCLUSÃO QUE RESPEITEM A DIVERSIDADE, AS SINGULARIDADES E PROMOVA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA E DE QUALIDADE. A PRESENTE PESQUISA APRESENTA A QUESTÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NO IFRO CAMPUS PORTO VELHO CALAMA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSES ALUNOS NÃO ESTÃO SENDO DE FATO INCLUÍDOS NO AMBIENTE ESCOLAR, POIS HÁ BARREIRAS PARA ESTA INCLUSÃO ACONTECER DE FATO, O QUE IMPEDE A AUTONOMIA DESTES ALUNOS. O OBJETIVO É COMPREENDER O PROCESSO DE INCLUSÃO, FORMAÇÃO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NOS CURSOS PRESENCIAIS DO IFRO, CAMPUS PORTO VELHO CALAMA. PARA ATINGIR O OBJETIVO PROPOSTO, ESTÁ SENDO REALIZADA UMA PESQUISA-AÇÃO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, A QUAL SE DIVIDE NAS FASES DE DIAGNÓSTICO E AÇÃO. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS SÃO: ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVAÇÃO INDIRETA, ENCONTROS COM GRUPO FOCAL, FORMULÁRIOS DE AVALIAÇÃO E ENTREVISTAS. AS DISCUSSÕES E REFLEXÕES DO GRUPO FOCAL RESULTARÃO NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO E DE UMA CARTA PARA O REITOR ATUAL, OS QUAIS SERÃO OFERECIDOS AO IFRO PARA APRECIAÇÃO. ESTA PESQUISA PRETENDE REFLEXÕES E AMPLIAR O LEQUE DE DISCUSSÕES ENTRE EDUCADORES E ALUNOS IMPULSIONANDO NOVAS BUSCAS POR MUDANÇAS, UMA VEZ QUE PARA QUE HAJA MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES RECORRENTES E CONSTANTES.

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