Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA EM FAMÍLIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, FAMÍLIA, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE PROJETO APRESENTA ALGUMAS OBSERVAÇÕES DE UM GRUPO DE 25 CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 5 ANOS DE IDADE COM RELAÇÃO AO INTERESSE PELOS LIVROS DE HISTÓRIAS INFANTIS. A TURMA DO 6º ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL GOSTAVA MUITO DE LEVAR LIVROS PARA CASA, ATRAVÉS DOS EMPRÉSTIMOS FEITOS NA CRECHE. FICAMOS INQUIETAS PENSANDO NO QUE PODERIA SER FEITO PARA AJUDAR ESSAS CRIANÇAS NO ESTIMULO A IMAGINAÇÃO E NA AMPLIAÇÃO DO SEU CONHECIMENTO DE MUNDO. ENTÃO, REALIZAMOS ESSE PROJETO PARA CRIAR OPORTUNIDADES PARA QUE AS CRIANÇAS ENTRASSEM EM CONTATO COM NOVAS EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA LEITURA. LEVANTAMOS OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DAS CRIANÇAS E EM SEGUIDA ORGANIZAMOS O PROJETO EM ALGUNS MOMENTOS. PREPARAMOS UMA FICHA PARA REGISTRAR O NOME DA CRIANÇA, A DATA E O LIVRO QUE ELA LEVARIA PARA CASA. À MEDIDA QUE OS LIVROS ERAM LEVADOS PARA CASA E LIDOS NA SALA, E A PARTIR DAS INDAGAÇÕES DAS CRIANÇAS ERAM PLANEJADAS AS ATIVIDADES QUE SERIAM REALIZADAS. VISITAMOS A BIBLIOTECA MUNICIPAL E APRESENTAMOS O PROJETO PARA TODOS DO CMEI, FAMÍLIA E COMUNIDADE ATRAVÉS DA MÚSICA, DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ATIVIDADES DAS CRIANÇAS. APÓS A CONCLUSÃO DESSE PROJETO, AS CRIANÇAS PASSARAM A EXPRESSAR-SE MELHOR POR MEIO DE DESENHOS, BRINCADEIRAS, ENCENAÇÃO, MÚSICAS, RECONTA DE HISTÓRIAS, NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO OBSERVEI O DESENVOLVIMENTO DE CADA UM E PERCEBI SUAS INDIVIDUALIDADES, LIMITAÇÕES E HABILIDADES DANDO ÊNFASE A SUAS QUALIDADES E CRESCIMENTO DURANTE TODO O PROJETO. E POSSIBILITOU AINDA PLANEJAR ATIVIDADES E SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS QUE GERARAM AVANÇOS NA APRENDIZAGEM DOS PEQUENOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.