A PESQUISA REALIZADA OBJETIVOU AVALIAR O USO DE SLIDES COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM SÃO LUÍS MARANHÃO. O TRABALHO FOI REALIZADO A PARTIR DE UMA AVALIAÇÃO DIIAGNÓSTICA NO INÍCIO DO ANO LETIVO 2019. O RESULTADO REVELA VÁRIOS APONTAMENTOS DOS DISCENTES EM TORNO DA EFICÁCIA DO RECURSO. ADEMAIS, SÃO SUGERIDAS FORMAS DE OTIMIZAR AS APRESENTAÇÕES SEM QUE AS AULAS SE TORNEM PARECIDAS COM SEMINÁRIOS. ENTENDE-SE QUE HÁ UMA RELAÇÃO COMPLEXA NA ELABORAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM QUE SE PRETENDE INCLUIR, ESTIMULAR A CRITICIDADE E EMANCIPAR.UMA COMPLEXIDADE QUE DEMANDA UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO, FUNDAMENTADO EM UMA PEDAGOGIA QUE TENHA SINTONIA COM ESSES OBJETIVOS. OS DISCENTES QUE PARTICICPARAM DO TRABALHO ENCONTRAM-SE MOTIVADOS EM SUA MAIORIA, COMO OBJETIVO DE VIDA, A GRANDE MAIORIA PRETENDE REALIZAR O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO PRA INICIAR UM CURSO DE GRADUAÇÃO. SEGUNDO OS MESMOS, AS AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS COM USO DOS QUADRO PARA ESCRITA DOS RESUMOS, DESENHOS E ESQUEMATIZAÇÕES SÃO MAIS EFICAZES QUE QUANDO O DOCENTE UTILIZA O RECURSO DO DATASHOW PARA PROJEÇÃO DE SLIDES. CONSIDEROU-SE QUE ESTE MÉTODO PERMITE UMA MAIOR INTERAÇÃO E MAIS TEMPO PARA QUE HAJA O PROCESSO DE COGNIÇÃO