A HISTÓRIA DO BRASIL É MARCADA PELAS DISPARIDADES ENTRE NEGROS(AS) E BRANCOS(AS), EM ESPECIAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL. ESSA DESPROPORÇÃO, PRINCIPALMENTE NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR, RESULTOU NA PREOCUPAÇÃO POR PARTE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DO MOVIMENTO NEGRO, QUE TENTARAM ENCONTRAR ALTERNATIVAS PARA DIMINUIR ESSA DESIGUALDADE. NESTE TRABALHO ANALISAMOS RECORTES HISTÓRICOS DO MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL, COM ÊNFASE AO PERÍODO PÓS-ABOLICIONISTA E AOS DESAFIOS ENFRENTADOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. TOMAMOS COMO APOIO OS AUTORES DOMINGUES (2005; 2007; 2008), GONÇALVES E SILVA (2000), PEREIRA (2003; 2005), DENTRE OUTROS QUE UTILIZAREMOS COMO REFERÊNCIA, TRATANDO SOBRE AS CONQUISTAS ALCANÇADAS, QUE SÃO FRUTOS DE LUTAS HISTÓRICAS, PARA DISCUTIRMOS A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESCRAVOCRATA ATÉ A IDADE CONTEMPORÂNEA. POR FIM, CONSTATAMOS QUE DEPOIS DE MUITAS MANIFESTAÇÕES E REIVINDICAÇÕES, ALGUMAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS CRIARAM PROGRAMAS E AÇÕES AFIRMATIVAS QUE TINHAM PRETENSÃO DE REDUZIR AS DIFERENÇAS EDUCACIONAIS EM SEUS ESTADOS.