ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER O PAPEL DA MÚSICA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO PROJETO SAMBA APAEANO NA APAE DE SOBRAL. É UM GRUPO COMPOSTO POR NOVE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS, DE AMBOS OS SEXOS E IDADES, QUE VISA ESTIMULAR A SENSIBILIDADE, CRIATIVIDADE E CONTROLE EMOCIONAL ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E CANTO. EVIDENTEMENTE, INCLUÍDOS NOS OBJETIVOS ESTÃO ANALISAR AS INFLUÊNCIAS DO PROJETO NO DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS, VERIFICAR O IMPACTO NA SOCIALIZAÇÃO DESTES APÓS SE INSERIREM NO GRUPO, BEM COMO ANALISAR AS DIFICULDADES E AVANÇOS PERCEBIDOS ATRAVÉS DO ACOMPANHAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DESTES JOVENS. DESTA FORMA, O ESTUDO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ONDE SÃO DESTACADAS AS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR UMA ESTUDANTE DE PSICOLOGIA DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO, DURANTE O ESTÁGIO VOLUNTÁRIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE OCORREU DENTRO DA APAE (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS EXCEPCIONAIS) DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A MÚSICA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS JOVENS CONTRIBUINDO TAMBÉM PARA A APRENDIZAGEM, AUTONOMIA, AUTOCONFIANÇA, SOCIALIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE SI PARA O OUTRO.