O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PRESSUPÕE A FORMAÇÃO PERMANENTE DE TODOS INSERIDOS E PARTICIPANTES DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS PARA GARANTIR O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. BUSCA UM NOVO OLHAR, NOVAS PRÁTICAS, RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES. SENDO ASSIM, O QUE OS DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA ENTENDEM SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA? QUE CONCEITOS SUBJAZEM A ESTE GRUPO? PARTICIPARAM DA PESQUISA QUARENTA DOCENTES E DEZESSEIS TÉCNICOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO. ESTE TRABALHO DE PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO E OS RESULTADOS OBTIDOS APRESENTAM AS CONCEPÇÕES DESTES DOIS GRUPOS SOBRE O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O QUE PROPICIOU CONHECER A REALIDADE DA INSTITUIÇÃO, CONFIGURANDO-SE ASSIM COMO DIAGNÓSTICO FUNDAMENTAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO INCLUSIVO QUE VISE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS. ESTE TRABALHO, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, APRESENTA UMA PARTE TEÓRICA COM O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM BASE NO ESTUDO DE DIVERSOS AUTORES E NA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA DE 1994. EM SEGUIDA APRESENTAMOS OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO JUNTO AOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DOCENTES E O ARCABOUÇO TEÓRICO DESTA PESQUISA. LOGO APÓS, APRESENTAREMOS AS PERCEPÇÕES DOS MESMOS SOBRE O TEMA PROPOSTO E, POR FIM, AS CONSIDERAÇÕES FINAIS.