Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COM A PALAVRA OS DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONCEPÇÕES, DOCENTES, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PRESSUPÕE A FORMAÇÃO PERMANENTE DE TODOS INSERIDOS E PARTICIPANTES DA ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS PARA GARANTIR O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. BUSCA UM NOVO OLHAR, NOVAS PRÁTICAS, RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES. SENDO ASSIM, O QUE OS DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA ENTENDEM SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA? QUE CONCEITOS SUBJAZEM A ESTE GRUPO? PARTICIPARAM DA PESQUISA QUARENTA DOCENTES E DEZESSEIS TÉCNICOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO. ESTE TRABALHO DE PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO E OS RESULTADOS OBTIDOS APRESENTAM AS CONCEPÇÕES DESTES DOIS GRUPOS SOBRE O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, O QUE PROPICIOU CONHECER A REALIDADE DA INSTITUIÇÃO, CONFIGURANDO-SE ASSIM COMO DIAGNÓSTICO FUNDAMENTAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROCESSO INCLUSIVO QUE VISE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS. ESTE TRABALHO, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, APRESENTA UMA PARTE TEÓRICA COM O SIGNIFICADO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM BASE NO ESTUDO DE DIVERSOS AUTORES E NA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA DE 1994. EM SEGUIDA APRESENTAMOS OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO JUNTO AOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DOCENTES E O ARCABOUÇO TEÓRICO DESTA PESQUISA. LOGO APÓS, APRESENTAREMOS AS PERCEPÇÕES DOS MESMOS SOBRE O TEMA PROPOSTO E, POR FIM, AS CONSIDERAÇÕES FINAIS.

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