O PRESENTE ARTIGO TEM COMO INTUITO APRESENTAR OS RESULTADOS DO PROJETO “GEOGRAFIA, PESQUISA E ENSINO: O MAPA COGNITIVO POTENCIALIZANDO O ENSINO GEOGRÁFICO” REALIZADO NO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. ALÉM DISSO, PROCURA-SE ANALISAR A CARTOGRAFIA COGNITIVA COMO FERRAMENTA QUE CORROBORA E INCENTIVA O APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS DE DIVERSAS TEMÁTICAS DA GEOGRAFIA. ESTE PROGRAMA TEVE COMO FINALIDADE INVESTIR EM PROJETOS QUE TENHAM A INICIATIVA DE AUXILIAR NA REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA. DESSE MODO, COM UM CARÁTER QUANTITATIVO-QUALITATIVA, O TRABALHO DESEMPENHADO TEVE COMO PÚBLICO-ALVO AS TURMAS PERTENCENTES AOS TRÊS PRIMEIROS SEMESTRES, OU SEJA, OS ALUNOS RECÉM-INGRESSOS AO CURSO DE GRADUAÇÃO. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS, RODAS DE CONVERSAS E MINICURSOS SOBRE MAPEAMENTO COGNITIVO. ATRAVÉS DOS MAPAS COGNITIVOS DESENVOLVIDOS, DAS DISCUSSÕES COM O PÚBLICO-ALVO, DOS RELATOS E DAS OPINIÕES SOBRE O INTERESSE NOS ESTUDOS EM GEOGRAFIA, CONCLUIU-SE QUE A CARTOGRAFIA COGNITIVA TEM A SUA IMPORTÂNCIA SABENDO QUE AS FORMAÇÕES DE MODELOS MENTAIS REVELAM ABSTRAÇÕES MAIS COMPLEXAS QUE OUTRAS FORMAS TRADICIONAIS DE ESTRUTURAÇÃO INFORMACIONAL. E COM ESTE INSTRUMENTO CARTOGRÁFICO, O APRENDIZADO E A PESQUISA TORNAM-SE MAIS OPORTUNOS PARA AQUELE QUE ESTÁ INICIANDO SUA CARREIRA ACADÊMICA NO CURSO DE GEOGRAFIA.