NO DECORRER DA HISTÓRIA DE VIDA NA TERRA O AMBIENTE É COMPARTILHADO ENTRE SERES HUMANOS E ANIMAIS. A VARIEDADE DE INTERAÇÕES QUE AS CULTURAS HUMANAS MANTÊM COM OS ANIMAIS É ABORDADA PELA PERSPECTIVA DA ETNOZOOLOGIA. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS RELACIONADAS AO CONHECIMENTO SOBRE ANIMAIS SILVESTRES, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO REPRESENTAM OS ANIMAIS SILVESTRES E A PARTIR DESSA ANÁLISE DISCUTIR SOBRE MECANISMOS QUE CONTRIBUAM PARA QUE TAIS CONHECIMENTOS POSSAM SER TRABALHADOS DENTRO DA ESCOLA. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NA ZONA RURAL DE SURUBIM, AGRESTE DE PERNAMBUCO, NAS ESCOLAS MARIA DO CARMO VIANA E IGNÁCIA ALCÂNTARA DE VASCONCELOS, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. REALIZAMOS A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS, ONDE PARTICIPARAM 130 ESTUDANTES. ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE DENTRE AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE O 7º ANO DETÉM MAIOR CONHECIMENTO DENTRE AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II, COM 83 ESPÉCIES DE ANIMAIS SILVESTRES CITADAS E 8 ANIMAIS DOMÉSTICOS CITADOS EQUIVOCADAMENTE. VISTO ISSO, VERIFICA-SE QUE O 7° ANO CONHECE MAIS ANIMAIS SILVESTRES, E DE ACORDO COM PCNS ESTA É JUSTAMENTE A SÉRIE QUE ABORDA OS SERES VIVOS, APRESENTANDO AOS ALUNOS OS GRUPOS DE ANIMAIS EXISTENTES.