O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARÁ, NO PERÍODO ENTRE 2015 E 2018, A PARTIR DA FALA DO EX SECRETÁRIO DE ENSINO (GESTÃO 2015 A 2018) E O ATUAL COORDENADOR DO CENTRO DE FORMAÇÃO, AMBOS DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CORRELACIONADO À ANÁLISE DAS METAS 15, 16, 17 E 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014/2024 E PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (2014 /2024). O ARTIGO É DE CARÁTER QUALITATIVO E COM O EMPREGO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA SEMI- ESTRUTURADA. OS PRINCIPAIS TEÓRICOS DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE SÃO: ARROYO E GOMES (2017), AGUM, RISCADO E MENEZES (2015), GATTI (2013) E DINIZ-PEREIRA (2011). A PARTIR DAS ANÁLISES DOS AVANÇOS E ENTRAVES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO PERCEBE- SE O SIGNIFICATIVO ATRELAMENTO E DEPENDÊNCIA AO CAPITAL FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL PARA CUMPRIMENTO DAS METAS EDUCACIONAIS ESTABELECIDAS NOS PLANOS PARA FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES E QUE AINDA NÃO FORAM CUMPRIDAS EM SUA TOTALIDADE NO ESTADO DO PARÁ. CONCLUI-SE QUE DECISÕES TOMADAS EM GABINETES E A SUPERVALORIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO CAUSA ÚNICA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DISTANCIAM- SE DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO COM EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL.