ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. AS EXPERIÊNCIAS APRESENTADAS RESULTAM DA REALIZAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, QUE ACONTECERAM NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, LOCALIZADA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTA PESQUISA POSSUI NATUREZA QUALITATIVA, APRESENTANDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO DAS TURMAS ENVOLVIDAS E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A FIM DE IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO À DISCIPLINA, COMPREENDER AS NECESSIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS FUTUROS DOCENTES NO CONCERNENTE À SUA PRÁTICA. A PARTIR DA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR FOI POSSÍVEL CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, FATO QUE FEZ TODOS OS ANALISADOS AFIRMAREM GOSTAR DA DISCIPLINA QUE, MESMO ASSIM NÃO SE CARACTERIZA COMO A DISCIPLINA MAIS ATRAENTE COMPARANDO-A AS OUTRAS ESTUDADAS NO ÂMBITO ESCOLAR, E ISSO SE DÁ PELA IDENTIFICAÇÃO QUE CADA ALUNO POSSUI EM RELAÇÃO À DETERMINADAS DISCIPLINAS CONSIDERADAS MAIS FÁCEIS.