Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61405
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1055
    "inscrito_id" => 8243
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. AS EXPERIÊNCIAS APRESENTADAS RESULTAM DA REALIZAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, QUE ACONTECERAM NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, LOCALIZADA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTA PESQUISA POSSUI NATUREZA QUALITATIVA, APRESENTANDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO DAS TURMAS ENVOLVIDAS E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A FIM DE IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO À DISCIPLINA, COMPREENDER AS NECESSIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS FUTUROS DOCENTES NO CONCERNENTE À SUA PRÁTICA. A PARTIR DA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR FOI POSSÍVEL CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, FATO QUE FEZ TODOS OS ANALISADOS AFIRMAREM GOSTAR DA DISCIPLINA QUE, MESMO ASSIM NÃO SE CARACTERIZA COMO A DISCIPLINA MAIS ATRAENTE COMPARANDO-A AS OUTRAS ESTUDADAS NO ÂMBITO ESCOLAR, E ISSO SE DÁ PELA IDENTIFICAÇÃO QUE CADA ALUNO POSSUI EM RELAÇÃO À DETERMINADAS DISCIPLINAS CONSIDERADAS MAIS FÁCEIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8243_08082019180154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE SANTOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "kaline7oliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61405
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1055
    "inscrito_id" => 8243
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. AS EXPERIÊNCIAS APRESENTADAS RESULTAM DA REALIZAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, QUE ACONTECERAM NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, LOCALIZADA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTA PESQUISA POSSUI NATUREZA QUALITATIVA, APRESENTANDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO DAS TURMAS ENVOLVIDAS E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A FIM DE IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO À DISCIPLINA, COMPREENDER AS NECESSIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS FUTUROS DOCENTES NO CONCERNENTE À SUA PRÁTICA. A PARTIR DA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR FOI POSSÍVEL CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, FATO QUE FEZ TODOS OS ANALISADOS AFIRMAREM GOSTAR DA DISCIPLINA QUE, MESMO ASSIM NÃO SE CARACTERIZA COMO A DISCIPLINA MAIS ATRAENTE COMPARANDO-A AS OUTRAS ESTUDADAS NO ÂMBITO ESCOLAR, E ISSO SE DÁ PELA IDENTIFICAÇÃO QUE CADA ALUNO POSSUI EM RELAÇÃO À DETERMINADAS DISCIPLINAS CONSIDERADAS MAIS FÁCEIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID8243_08082019180154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE SANTOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "kaline7oliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. AS EXPERIÊNCIAS APRESENTADAS RESULTAM DA REALIZAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, QUE ACONTECERAM NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ASSIS CHATEAUBRIAND, LOCALIZADA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. ESTA PESQUISA POSSUI NATUREZA QUALITATIVA, APRESENTANDO COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A OBSERVAÇÃO DAS TURMAS ENVOLVIDAS E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A FIM DE IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO À DISCIPLINA, COMPREENDER AS NECESSIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOS FUTUROS DOCENTES NO CONCERNENTE À SUA PRÁTICA. A PARTIR DA INSERÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR FOI POSSÍVEL CONSTATAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, FATO QUE FEZ TODOS OS ANALISADOS AFIRMAREM GOSTAR DA DISCIPLINA QUE, MESMO ASSIM NÃO SE CARACTERIZA COMO A DISCIPLINA MAIS ATRAENTE COMPARANDO-A AS OUTRAS ESTUDADAS NO ÂMBITO ESCOLAR, E ISSO SE DÁ PELA IDENTIFICAÇÃO QUE CADA ALUNO POSSUI EM RELAÇÃO À DETERMINADAS DISCIPLINAS CONSIDERADAS MAIS FÁCEIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.