Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABIRINTO DOS FUNGOS: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MICOLOGIA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, PIBID, ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO INSTRUMENTOS QUE CONTRIBUEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS FACILITAM A ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA. O OBJETIVO DO SEGUINTE TRABALHO É RELATAR A APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE FUNGOS, APLICADO NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR CHAGAS RODRIGUES. O JOGO LABIRINTO DOS FUNGOS É UM JOGO DE TABULEIRO PRODUZIDO POR INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO. ESTE FOI APLICADO NO MÊS DE MAIO EM TRÊS TURMAS DE 2° ANO (A, B E C) NO TURNO MANHÃ COM DURAÇÃO DE 40 MIN. APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO NOTOU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDERAM O CONTEÚDO, POIS JÁ ERAM CAPAZES DE ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE O REINO FUNGI E DEMAIS SERES VIVOS. A ATIVIDADE OS AJUDOU A ENTENDER TERMOS QUE SÃO UTILIZADOS EM MUITOS OUTROS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. É IMPORTANTE QUE SE FAÇA USO DESTE RECURSO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DE CONTEÚDOS COMPLEXOS, POIS ALÉM DE POSSIBILITAREM O ENVOLVIMENTO COM O CONTEÚDO, TAMBÉM ESTIMULAM O TRABALHO EM EQUIPE, A SOCIALIZAÇÃO, O RELACIONAMENTO AGRADÁVEL ENTRE PROFESSOR E ALUNO, BEM COMO DESPERTA O INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.