Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSELHO DE CLASSE: UM OLHAR PARA A PRÁTICA INCLUSIVA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, CRITICIDADE, CONSTRUÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A NECESSIDADE DE DESENVOLVER O PROJETO SURGIU DAS OBSERVAÇÕES DOS DISCURSOS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS E EQUIPE PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA E DURANTE AS REUNIÕES DOS CONSELHOS DE CLASSE QUE REFLETEM COMO SE CARACTERIZAM AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESCRITAS NO DECORRER DESTE TEXTO. DISCUTIREMOS SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS NOSSOS EDUCANDOS, OS SUJEITOS E OS PAPÉIS QUE ELES DESEMPENHAM NA CONSTRUÇÃO DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ESTABELECER REGRAS DO TRABALHO COMPARTILHADO EM SALA DE AULA E COMPROMISSOS ASSUMIDOS PERANTE A TURMA. AS REUNIÕES OCORREM SEMANALMENTE E, NOS DIAS QUE AS ANTECEDEM, OS ALUNOS E A PROFESSORA EXPRESSAM, POR MEIO DE BILHETES DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS, CRÍTICAS, SUGESTÕES E FELICITAÇÕES REFERENTES AOS MAIS DIVERSOS ASSUNTOS RELATIVOS AO ANDAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES. POR MEIO DE VOTAÇÃO OU DE INDICAÇÃO APROVADA PELA MAIORIA, ELEGE-SE A EQUIPE RESPONSÁVEL PELOS TRABALHOS DA REUNIÃO. O CONTEÚDO DESSES BILHETES CONSTITUI A PAUTA DA REUNIÃO, COM TEMAS SUGERIDOS PELOS ALUNOS. ALGUMAS VEZES AS QUESTÕES REMETEM A ATITUDES DE EXCLUSÃO DAS CRIANÇAS ENTRE SI. NO DECORRER DAS DISCUSSÕES, A PROFESSORA VAI MEDIANDO A VEZ DA PALAVRA PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM EXPRESSAR SUAS OPINIÕES E TAMBÉM PARA AJUDÁ-LAS A REFLETIREM CRITICAMENTE SOBRE SUAS ATITUDES E OS DEBATES SÃO REGISTRADOS EM ATA. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E AUTO AVALIAÇÃO DA TURMA SE SITUA COMO MOMENTO CRUCIAL. NELE SÃO DISCUTIDAS QUESTÕES DE ORDEM DIDÁTICO-METODOLÓGICA (COMO ESTÃO AS AULAS, O QUE APRENDI, O QUE NÃO APRENDI, ETC.), RELAÇÕES INTERPESSOAIS E INTRAPESSOAIS, QUE GERAM CONFLITOS E INTERFEREM NA ESTRUTURAÇÃO DA TURMA ENQUANTO GRUPO.

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