UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO FUNDAMENTAL II: CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MANGUEZAIS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62797 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 1947 "titulo" => "UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO FUNDAMENTAL II: CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MANGUEZAIS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL, USANDO ELEMENTOS DIDÁTICOS COMO A MAQUETE. A PERCEPÇÃO PRÉVIA DOS ALUNOS SOBRE O ECOSSISTEMA FOI AVALIADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, SEGUIDA DE UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COMPLEMENTADA COM O USO DA EXPLICAÇÃO SOBRE O MANGUEZAL UTILIZANDO A MAQUETE, SENDO APLICADOS NOVAMENTE O MESMO QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR SUAS CONCEPÇÕES APÓS A INTERVENÇÃO DIDÁTICA. OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA FORAM PROPORCIONAR AOS ALUNOS MOMENTOS DE ESTUDOS QUANTO À SITUAÇÃO DE NOSSOS MANGUEZAIS E SEUS PROBLEMAS E PENSAR EM SOLUÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DESSE ECOSSISTEMA; COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR OS MANGUEZAIS; RECONHECER O BIOMA MANGUEZAL COMO UM ECOSSISTEMA MUITO PRESENTE EM NOSSO PAÍS E EM NOSSA CIDADE. REALIZAÇÃO DO ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ MARIA MACHADO CARDOSO, LOCALIZADA EM TAQUANDEUA, INTERIOR DA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ. O PÚBLICO ALVO FOI OS ESTUDANTES DO 8º/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA ABORDA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE ADOLESCENTES A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, REGISTRO E COMPROVAÇÃO DE HIPÓTESES SEM UTILIZAR LINGUAGEM COMPLEXA OU SIMPLIFICANDO OS TERMOS E ENSINOS. NESTE CENÁRIO O APRENDIZADO DO ALUNO – COM O POSSÍVEL SUCESSO DO PROJETO – PASSA PELO DIRECIONAMENTO DO PROFESSOR, CABE AO PROFESSOR, NESSE PROCESSO, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, ORIENTAR E DIRECIONAR OS TRABALHOS PARA QUE SE APROXIMEM O MÁXIMO POSSÍVEL, DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MANGUEZAL, CONTEXTUALIZAÇÃO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID1947_14082019211109.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO EMANOEL VERÍSSIMO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOÃO VERÍSSIMO" "autor_email" => "emanoelcosta126@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62797 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 1947 "titulo" => "UM NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO FUNDAMENTAL II: CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MANGUEZAIS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL, USANDO ELEMENTOS DIDÁTICOS COMO A MAQUETE. A PERCEPÇÃO PRÉVIA DOS ALUNOS SOBRE O ECOSSISTEMA FOI AVALIADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, SEGUIDA DE UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COMPLEMENTADA COM O USO DA EXPLICAÇÃO SOBRE O MANGUEZAL UTILIZANDO A MAQUETE, SENDO APLICADOS NOVAMENTE O MESMO QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR SUAS CONCEPÇÕES APÓS A INTERVENÇÃO DIDÁTICA. OS OBJETIVOS DESTA PESQUISA FORAM PROPORCIONAR AOS ALUNOS MOMENTOS DE ESTUDOS QUANTO À SITUAÇÃO DE NOSSOS MANGUEZAIS E SEUS PROBLEMAS E PENSAR EM SOLUÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DESSE ECOSSISTEMA; COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR OS MANGUEZAIS; RECONHECER O BIOMA MANGUEZAL COMO UM ECOSSISTEMA MUITO PRESENTE EM NOSSO PAÍS E EM NOSSA CIDADE. REALIZAÇÃO DO ESTUDO OCORREU NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ MARIA MACHADO CARDOSO, LOCALIZADA EM TAQUANDEUA, INTERIOR DA CIDADE DE BRAGANÇA, PARÁ. O PÚBLICO ALVO FOI OS ESTUDANTES DO 8º/9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA ABORDA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE ADOLESCENTES A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, REGISTRO E COMPROVAÇÃO DE HIPÓTESES SEM UTILIZAR LINGUAGEM COMPLEXA OU SIMPLIFICANDO OS TERMOS E ENSINOS. NESTE CENÁRIO O APRENDIZADO DO ALUNO – COM O POSSÍVEL SUCESSO DO PROJETO – PASSA PELO DIRECIONAMENTO DO PROFESSOR, CABE AO PROFESSOR, NESSE PROCESSO, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, ORIENTAR E DIRECIONAR OS TRABALHOS PARA QUE SE APROXIMEM O MÁXIMO POSSÍVEL, DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MANGUEZAL, CONTEXTUALIZAÇÃO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID1947_14082019211109.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO EMANOEL VERÍSSIMO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOÃO VERÍSSIMO" "autor_email" => "emanoelcosta126@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }