OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REME: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DE POLÍTICAS E PRÁTICAS FORMATIVAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61887 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2951 "inscrito_id" => 12667 "titulo" => "OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REME: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DE POLÍTICAS E PRÁTICAS FORMATIVAS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZ PARTE DA PESQUISA DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. ANALISAMOS OS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO REALIZADO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS, NO PERÍODO DE 2005 A 2012. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O IMPACTO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS FORMADORES DO GRUPO BASE - GB, VERIFICANDO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NAS FORMAÇÕES ANTE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA REME. IMERGIU-SE E EMERGIU-SE NA/DA ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REME, DESDE O INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DESSA POLÍTICA ATÉ O MOMENTO DA FINALIZAÇÃO DO RESPECTIVO PROGRAMA. COMO BASE METODOLÓGICA FEZ-SE USO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ADENTROU-SE NO CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, POR MEIO DAS FUNDAMENTAÇÕES DOS TEÓRICOS. DEPOIMENTOS DOS FORMADORES DO GRUPO BASE, QUE DISCORRERAM SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REME, FORAM COMPARTILHADOS E ANALISADOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM QUE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA IMPLANTADA PELA SEMED NÃO ALMEJOU E NEM CONSEGUIU PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. CONSTATOU-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA FOI EFETIVADA, PORÉM DESENVOLVEU-SE COM O INTUITO DE CERTIFICAÇÃO, E NÃO VISOU GARANTIR A CONTINUIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE. PORTANTO OS IMPACTOS RESULTANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERIDO PROGRAMA APONTAM A NECESSIDADE DE FORMAÇÕES CONTINUADAS PLANEJADAS E IMPLANTADAS DE FORMA QUE VENHAM ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRIMANDO POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, VALORIZAÇÃO DO SABER DOCENTE, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, INCENTIVO À PESQUISA E AO DIÁLOGO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, IMPACTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12667_05092019090827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂNIA MARIA TERRA SERRA DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "TÂNIA PASSOS" "autor_email" => "taniaterraserra@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61887 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2951 "inscrito_id" => 12667 "titulo" => "OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REME: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DE POLÍTICAS E PRÁTICAS FORMATIVAS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO FAZ PARTE DA PESQUISA DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO. ANALISAMOS OS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO REALIZADO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS, NO PERÍODO DE 2005 A 2012. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O IMPACTO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS FORMADORES DO GRUPO BASE - GB, VERIFICANDO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NAS FORMAÇÕES ANTE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA REME. IMERGIU-SE E EMERGIU-SE NA/DA ANÁLISE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REME, DESDE O INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DESSA POLÍTICA ATÉ O MOMENTO DA FINALIZAÇÃO DO RESPECTIVO PROGRAMA. COMO BASE METODOLÓGICA FEZ-SE USO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ADENTROU-SE NO CONTEXTO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, POR MEIO DAS FUNDAMENTAÇÕES DOS TEÓRICOS. DEPOIMENTOS DOS FORMADORES DO GRUPO BASE, QUE DISCORRERAM SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REME, FORAM COMPARTILHADOS E ANALISADOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM QUE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA IMPLANTADA PELA SEMED NÃO ALMEJOU E NEM CONSEGUIU PROMOVER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. CONSTATOU-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA FOI EFETIVADA, PORÉM DESENVOLVEU-SE COM O INTUITO DE CERTIFICAÇÃO, E NÃO VISOU GARANTIR A CONTINUIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE. PORTANTO OS IMPACTOS RESULTANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERIDO PROGRAMA APONTAM A NECESSIDADE DE FORMAÇÕES CONTINUADAS PLANEJADAS E IMPLANTADAS DE FORMA QUE VENHAM ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRIMANDO POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, VALORIZAÇÃO DO SABER DOCENTE, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, INCENTIVO À PESQUISA E AO DIÁLOGO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, IMPACTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID12667_05092019090827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂNIA MARIA TERRA SERRA DOS PASSOS" "autor_nome_curto" => "TÂNIA PASSOS" "autor_email" => "taniaterraserra@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO/SP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }