Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ELETRAMENTO DA CRIANÇA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERESCULTURAIS AMAZONENSES NAS ESCOLAS DE ENSINOFUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM.

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, LITERATURA INFANTIL, SABERES CULTURAIS AMAZONENSES Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60998
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3407
    "inscrito_id" => 1571
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ELETRAMENTO DA CRIANÇA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERESCULTURAIS AMAZONENSES NAS ESCOLAS DE ENSINOFUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM."
    "resumo" => """
      A PESQUISA ABORDA OS SABERES LOCAIS AMAZONENSES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI\r\n
      INVESTIGAR COMO AS LITERATURAS INFANTIS REGIONAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E\r\n
      LETRAMENTO DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE PARINTINS-AM, DANDO\r\n
      VISIBILIDADE AOS SABERES CULTURAIS LOCAIS. OS APORTES TEÓRICOS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,\r\n
      EMBASARAM-SE EM SOARES (2004, 2008), CAGLIARI (2002), LEAL, ALBUQUERQUE E MORAIS (2007). NAS\r\n
      DISCUSSÕES SOBRE A LITERATURA INFANTIL EM ABRAMOVICH (1997), FARIA (2008), NASCIMENTO (2006), SOUZA\r\n
      (2010), E OS TEMAS REGIONAIS/LOCAIS, VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO EPISTÊMICO DOS SABERES EMBASARAMSE\r\n
      EM MARTINS (2016) E SIMÕES (2013). A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E SE CONCRETIZOU POR MEIO\r\n
      DA PESQUISA DE CAMPO, REALIZANDO: CATALOGAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS EXISTENTES NAS BIBLIOTECAS E ESPAÇOS\r\n
      DE LEITURA EM 22 (VINTE E DUAS) ESCOLAS MUNICIPAIS/ESTADUAIS; ENTREVISTA COM 10 (DEZ) PROFESSORES\r\n
      ALFABETIZADORES; OBSERVAÇÃO DIRETA ACOMPANHANDO ALGUMAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS; E DESENVOLVIMENTO\r\n
      DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM AS CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECIMENTO DOS LIVROS DE\r\n
      LITERATURA INFANTIL AMAZONENSE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM A INVISIBILIDADE DESSAS OBRAS NO\r\n
      CONTEXTO ESCOLAR E TROUXERAM REFLEXÕES E ESTUDOS ACERCA DOS SABERES DA CULTURA AMAZONENSE NOS\r\n
      ACERVOS DE LITERATURA INFANTIL REGIONAIS E COMO PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA\r\n
      E ESCRITA DA CRIANÇA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, LITERATURA INFANTIL, SABERES CULTURAIS AMAZONENSES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1571_20092019140956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SASQUIA RODRIGUES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SASQUIA VIEIRA"
    "autor_email" => "sasquiarv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60998
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3407
    "inscrito_id" => 1571
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ELETRAMENTO DA CRIANÇA: A CONSTRUÇÃO DOS SABERESCULTURAIS AMAZONENSES NAS ESCOLAS DE ENSINOFUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM."
    "resumo" => """
      A PESQUISA ABORDA OS SABERES LOCAIS AMAZONENSES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI\r\n
      INVESTIGAR COMO AS LITERATURAS INFANTIS REGIONAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E\r\n
      LETRAMENTO DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE PARINTINS-AM, DANDO\r\n
      VISIBILIDADE AOS SABERES CULTURAIS LOCAIS. OS APORTES TEÓRICOS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,\r\n
      EMBASARAM-SE EM SOARES (2004, 2008), CAGLIARI (2002), LEAL, ALBUQUERQUE E MORAIS (2007). NAS\r\n
      DISCUSSÕES SOBRE A LITERATURA INFANTIL EM ABRAMOVICH (1997), FARIA (2008), NASCIMENTO (2006), SOUZA\r\n
      (2010), E OS TEMAS REGIONAIS/LOCAIS, VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO EPISTÊMICO DOS SABERES EMBASARAMSE\r\n
      EM MARTINS (2016) E SIMÕES (2013). A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E SE CONCRETIZOU POR MEIO\r\n
      DA PESQUISA DE CAMPO, REALIZANDO: CATALOGAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS EXISTENTES NAS BIBLIOTECAS E ESPAÇOS\r\n
      DE LEITURA EM 22 (VINTE E DUAS) ESCOLAS MUNICIPAIS/ESTADUAIS; ENTREVISTA COM 10 (DEZ) PROFESSORES\r\n
      ALFABETIZADORES; OBSERVAÇÃO DIRETA ACOMPANHANDO ALGUMAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS; E DESENVOLVIMENTO\r\n
      DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM AS CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECIMENTO DOS LIVROS DE\r\n
      LITERATURA INFANTIL AMAZONENSE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM A INVISIBILIDADE DESSAS OBRAS NO\r\n
      CONTEXTO ESCOLAR E TROUXERAM REFLEXÕES E ESTUDOS ACERCA DOS SABERES DA CULTURA AMAZONENSE NOS\r\n
      ACERVOS DE LITERATURA INFANTIL REGIONAIS E COMO PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA\r\n
      E ESCRITA DA CRIANÇA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, LITERATURA INFANTIL, SABERES CULTURAIS AMAZONENSES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1571_20092019140956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SASQUIA RODRIGUES VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SASQUIA VIEIRA"
    "autor_email" => "sasquiarv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PESQUISA ABORDA OS SABERES LOCAIS AMAZONENSES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL, CUJO OBJETIVO CENTRAL FOI INVESTIGAR COMO AS LITERATURAS INFANTIS REGIONAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE PARINTINS-AM, DANDO VISIBILIDADE AOS SABERES CULTURAIS LOCAIS. OS APORTES TEÓRICOS ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, EMBASARAM-SE EM SOARES (2004, 2008), CAGLIARI (2002), LEAL, ALBUQUERQUE E MORAIS (2007). NAS DISCUSSÕES SOBRE A LITERATURA INFANTIL EM ABRAMOVICH (1997), FARIA (2008), NASCIMENTO (2006), SOUZA (2010), E OS TEMAS REGIONAIS/LOCAIS, VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO EPISTÊMICO DOS SABERES EMBASARAMSE EM MARTINS (2016) E SIMÕES (2013). A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E SE CONCRETIZOU POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO, REALIZANDO: CATALOGAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS EXISTENTES NAS BIBLIOTECAS E ESPAÇOS DE LEITURA EM 22 (VINTE E DUAS) ESCOLAS MUNICIPAIS/ESTADUAIS; ENTREVISTA COM 10 (DEZ) PROFESSORES ALFABETIZADORES; OBSERVAÇÃO DIRETA ACOMPANHANDO ALGUMAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS; E DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM AS CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CONHECIMENTO DOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL AMAZONENSE. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM A INVISIBILIDADE DESSAS OBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR E TROUXERAM REFLEXÕES E ESTUDOS ACERCA DOS SABERES DA CULTURA AMAZONENSE NOS ACERVOS DE LITERATURA INFANTIL REGIONAIS E COMO PODEM CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.