A INCLUSÃO DIGITAL E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58542 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5911 "inscrito_id" => 11807 "titulo" => "A INCLUSÃO DIGITAL E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO SURGIU NO CONTEXTO DA EDUCA – ESCOLA DE EXTENSÃO DA UERN, LOCALIZADA NO CAMPUS AVANÇADO DE NATAL, NO BAIRRO POTENGI. A INVESTIGAÇÃO AQUI ORA APRESENTADA TEM O PROPÓSITO DE COMPREENDER A RELAÇÃO QUE OS IDOSOS ESTABELECEM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NA EDUCA, A PARTIR DAS SUAS MOTIVAÇÕES, TAL COMO ESTIMAR COMO A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS INTERFERE NA QUALIDADE DE VIDA E NO ENVELHECIMENTO ATIVO DESSES. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA ASSUMIMOS COMO FUNDAMENTOS A PRAXIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU BEM COMO, NOS ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO (NERI, 2013; PEIXOTO, 2005, PALACIOS,2004) E NAS DISCUSSÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL (PRETTO, 2011, LEVY, 1999). DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, UTILIZAMOS AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, BEM COMO A ANÁLISE CATEGORIAL DE CONTEÚDO DO DISCURSO. IDENTIFICAMOS EM NOSSA INTERPRETAÇÃO, ATRAVÉS DO SOFTWARE MAXQDA2012 UMA MAIOR FREQUÊNCIA DAS SEGUINTES CATEGORIAS: CONHECIMENTO, RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA E AUTONOMIA. APÓS ANÁLISE CONSTATAMOS QUE SÃO DIVERSOS OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA OS IDOSOS COMO A MELHORIA DAS FUNÇÕES MENTAIS, ATIVIDADES DE LAZER, PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL, MAIOR SOCIABILIDADE, ALÉM DAS FACILIDADES COTIDIANAS. TAIS ATIVIDADES PODEM SALVAR O IDOSO DO ISOLAMENTO AO QUAL A SOCIEDADE, INVARIAVELMENTE, O DEDICA. ESSE ESTUDO TEVE A INTENÇÃO DE DEMONSTRAR O IMPACTO QUE O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PORTANTO, PROMOVE NA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS E IDOSOS. SUSTENTAMOS A PREMISSA DE QUE NA VIDA ADULTA TAMBÉM É TEMPO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. ENQUANTO HÁ VIDA É TEMPO PARA APRENDER, NÃO HÁ TEMPO CERTO PARA SER APRENDIZ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, INCLUSÃO DIGITAL, DESENVOLVIMENTO HUMANO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID11807_03102019231844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROUSEANE SILVA PAULA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "QUEIROZ" "autor_email" => "rouseane.paula@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58542 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5911 "inscrito_id" => 11807 "titulo" => "A INCLUSÃO DIGITAL E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO SURGIU NO CONTEXTO DA EDUCA – ESCOLA DE EXTENSÃO DA UERN, LOCALIZADA NO CAMPUS AVANÇADO DE NATAL, NO BAIRRO POTENGI. A INVESTIGAÇÃO AQUI ORA APRESENTADA TEM O PROPÓSITO DE COMPREENDER A RELAÇÃO QUE OS IDOSOS ESTABELECEM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NA EDUCA, A PARTIR DAS SUAS MOTIVAÇÕES, TAL COMO ESTIMAR COMO A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS INTERFERE NA QUALIDADE DE VIDA E NO ENVELHECIMENTO ATIVO DESSES. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA ASSUMIMOS COMO FUNDAMENTOS A PRAXIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU BEM COMO, NOS ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO (NERI, 2013; PEIXOTO, 2005, PALACIOS,2004) E NAS DISCUSSÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL (PRETTO, 2011, LEVY, 1999). DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, UTILIZAMOS AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, BEM COMO A ANÁLISE CATEGORIAL DE CONTEÚDO DO DISCURSO. IDENTIFICAMOS EM NOSSA INTERPRETAÇÃO, ATRAVÉS DO SOFTWARE MAXQDA2012 UMA MAIOR FREQUÊNCIA DAS SEGUINTES CATEGORIAS: CONHECIMENTO, RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA E AUTONOMIA. APÓS ANÁLISE CONSTATAMOS QUE SÃO DIVERSOS OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA OS IDOSOS COMO A MELHORIA DAS FUNÇÕES MENTAIS, ATIVIDADES DE LAZER, PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL, MAIOR SOCIABILIDADE, ALÉM DAS FACILIDADES COTIDIANAS. TAIS ATIVIDADES PODEM SALVAR O IDOSO DO ISOLAMENTO AO QUAL A SOCIEDADE, INVARIAVELMENTE, O DEDICA. ESSE ESTUDO TEVE A INTENÇÃO DE DEMONSTRAR O IMPACTO QUE O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PORTANTO, PROMOVE NA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS E IDOSOS. SUSTENTAMOS A PREMISSA DE QUE NA VIDA ADULTA TAMBÉM É TEMPO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. ENQUANTO HÁ VIDA É TEMPO PARA APRENDER, NÃO HÁ TEMPO CERTO PARA SER APRENDIZ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, INCLUSÃO DIGITAL, DESENVOLVIMENTO HUMANO, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID11807_03102019231844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROUSEANE SILVA PAULA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "QUEIROZ" "autor_email" => "rouseane.paula@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }