MEDIAÇÃO DOCENTE É UMA EXPRESSÃO UTILIZADA NOS ESPAÇOS DE TROCA DE CONHECIMENTO DOCENTE E NAS SALAS DE AULAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANTO DO ENSINO SUPERIOR. A INSERÇÃO DE NOVOS MODELOS ACADÊMICOS DECORRENTES DE ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA VISÃO DO PROFESSOR COM FORMAÇÃO EM CAREIRA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR A VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO, SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO, ATUANTE EM METODOLOGIAS ATIVAS, SOBRE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO PRAGMATISMO E DO CONSTRUCIONISMO, DO INTERACIONISMO SOCIOCULTURAL E DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ENFOQUE QUALITATIVO, POR CONSIDERAR QUE A MEDIAÇÃO DOCENTE PODE SER VISTA DE DIFERENTES FORMAS PELOS DOCENTES ATUANTES. CONSTRUIU-SE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA COM QUATRO EIXOS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO QUE ESTÃO INTER-RELACIONADOS E REFEREM-SE AO PROBLEMA E OBJETIVOS DE PESQUISA PROPOSTOS. OS RESPONDENTES FORAM SELECIONADOS CONSIDERANDO O LOCUS DE PESQUISA, DUAS UNIDADES DA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO QUE ADOTA UM MODELO ACADÊMICO PAUTADO EM METODOLOGIAS ATIVAS. OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRARAM QUE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE TEM SE CONSTRUÍDO COM CONSISTÊNCIA POR DOCENTES INSERIDOS NUM MODELO ACADÊMICO FUNDAMENTADO POR METODOLOGIAS ATIVAS.