Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 282
MEDIAÇÃO DOCENTE: VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR QUE TRABALHA COM METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

MEDIAÇÃO DOCENTE É UMA EXPRESSÃO UTILIZADA NOS ESPAÇOS DE TROCA DE CONHECIMENTO DOCENTE E NAS SALAS DE AULAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANTO DO ENSINO SUPERIOR. A INSERÇÃO DE NOVOS MODELOS ACADÊMICOS DECORRENTES DE ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA VISÃO DO PROFESSOR COM FORMAÇÃO EM CAREIRA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR A VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO, SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO, ATUANTE EM METODOLOGIAS ATIVAS, SOBRE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO PRAGMATISMO E DO CONSTRUCIONISMO, DO INTERACIONISMO SOCIOCULTURAL E DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ENFOQUE QUALITATIVO, POR CONSIDERAR QUE A MEDIAÇÃO DOCENTE PODE SER VISTA DE DIFERENTES FORMAS PELOS DOCENTES ATUANTES. CONSTRUIU-SE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA COM QUATRO EIXOS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO QUE ESTÃO INTER-RELACIONADOS E REFEREM-SE AO PROBLEMA E OBJETIVOS DE PESQUISA PROPOSTOS. OS RESPONDENTES FORAM SELECIONADOS CONSIDERANDO O LOCUS DE PESQUISA, DUAS UNIDADES DA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO QUE ADOTA UM MODELO ACADÊMICO PAUTADO EM METODOLOGIAS ATIVAS. OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRARAM QUE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE TEM SE CONSTRUÍDO COM CONSISTÊNCIA POR DOCENTES INSERIDOS NUM MODELO ACADÊMICO FUNDAMENTADO POR METODOLOGIAS ATIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.