Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO DOCENTE: VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR QUE TRABALHA COM METODOLOGIAS ATIVAS

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61060
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2104
    "inscrito_id" => 11037
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DOCENTE: VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR QUE TRABALHA COM METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "MEDIAÇÃO DOCENTE É UMA EXPRESSÃO UTILIZADA NOS ESPAÇOS DE TROCA DE CONHECIMENTO DOCENTE E NAS SALAS DE AULAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANTO DO ENSINO SUPERIOR. A INSERÇÃO DE NOVOS MODELOS ACADÊMICOS DECORRENTES DE ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA VISÃO DO PROFESSOR COM FORMAÇÃO EM CAREIRA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR A VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO, SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO, ATUANTE EM METODOLOGIAS ATIVAS, SOBRE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO PRAGMATISMO E DO CONSTRUCIONISMO, DO INTERACIONISMO SOCIOCULTURAL E DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ENFOQUE QUALITATIVO, POR CONSIDERAR QUE A MEDIAÇÃO DOCENTE PODE SER VISTA DE DIFERENTES FORMAS PELOS DOCENTES ATUANTES. CONSTRUIU-SE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA COM QUATRO EIXOS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO QUE ESTÃO INTER-RELACIONADOS E REFEREM-SE AO PROBLEMA E OBJETIVOS DE PESQUISA PROPOSTOS. OS RESPONDENTES FORAM SELECIONADOS CONSIDERANDO O LOCUS DE PESQUISA, DUAS UNIDADES DA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO QUE ADOTA UM MODELO ACADÊMICO PAUTADO EM METODOLOGIAS ATIVAS. OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRARAM QUE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE TEM SE CONSTRUÍDO COM CONSISTÊNCIA POR DOCENTES INSERIDOS NUM MODELO ACADÊMICO FUNDAMENTADO POR METODOLOGIAS ATIVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11037_15082019164651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO FERREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO FERREIRA"
    "autor_email" => "lucianoferr@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61060
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2104
    "inscrito_id" => 11037
    "titulo" => "MEDIAÇÃO DOCENTE: VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR QUE TRABALHA COM METODOLOGIAS ATIVAS"
    "resumo" => "MEDIAÇÃO DOCENTE É UMA EXPRESSÃO UTILIZADA NOS ESPAÇOS DE TROCA DE CONHECIMENTO DOCENTE E NAS SALAS DE AULAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANTO DO ENSINO SUPERIOR. A INSERÇÃO DE NOVOS MODELOS ACADÊMICOS DECORRENTES DE ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA VISÃO DO PROFESSOR COM FORMAÇÃO EM CAREIRA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR A VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO, SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO, ATUANTE EM METODOLOGIAS ATIVAS, SOBRE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO PRAGMATISMO E DO CONSTRUCIONISMO, DO INTERACIONISMO SOCIOCULTURAL E DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ENFOQUE QUALITATIVO, POR CONSIDERAR QUE A MEDIAÇÃO DOCENTE PODE SER VISTA DE DIFERENTES FORMAS PELOS DOCENTES ATUANTES. CONSTRUIU-SE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA COM QUATRO EIXOS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO QUE ESTÃO INTER-RELACIONADOS E REFEREM-SE AO PROBLEMA E OBJETIVOS DE PESQUISA PROPOSTOS. OS RESPONDENTES FORAM SELECIONADOS CONSIDERANDO O LOCUS DE PESQUISA, DUAS UNIDADES DA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO QUE ADOTA UM MODELO ACADÊMICO PAUTADO EM METODOLOGIAS ATIVAS. OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRARAM QUE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE TEM SE CONSTRUÍDO COM CONSISTÊNCIA POR DOCENTES INSERIDOS NUM MODELO ACADÊMICO FUNDAMENTADO POR METODOLOGIAS ATIVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID11037_15082019164651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO FERREIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO FERREIRA"
    "autor_email" => "lucianoferr@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

MEDIAÇÃO DOCENTE É UMA EXPRESSÃO UTILIZADA NOS ESPAÇOS DE TROCA DE CONHECIMENTO DOCENTE E NAS SALAS DE AULAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TANTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUANTO DO ENSINO SUPERIOR. A INSERÇÃO DE NOVOS MODELOS ACADÊMICOS DECORRENTES DE ESTUDOS SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS TEM CONTRIBUÍDO PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA VISÃO DO PROFESSOR COM FORMAÇÃO EM CAREIRA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR A VISÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO, SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM GRADUAÇÃO OU PÓS-GRADUAÇÃO, ATUANTE EM METODOLOGIAS ATIVAS, SOBRE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE. O TRABALHO FUNDAMENTA-SE NAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DO PRAGMATISMO E DO CONSTRUCIONISMO, DO INTERACIONISMO SOCIOCULTURAL E DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO. FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ENFOQUE QUALITATIVO, POR CONSIDERAR QUE A MEDIAÇÃO DOCENTE PODE SER VISTA DE DIFERENTES FORMAS PELOS DOCENTES ATUANTES. CONSTRUIU-SE UM ROTEIRO DE ENTREVISTA COM QUATRO EIXOS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO QUE ESTÃO INTER-RELACIONADOS E REFEREM-SE AO PROBLEMA E OBJETIVOS DE PESQUISA PROPOSTOS. OS RESPONDENTES FORAM SELECIONADOS CONSIDERANDO O LOCUS DE PESQUISA, DUAS UNIDADES DA MESMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO QUE ADOTA UM MODELO ACADÊMICO PAUTADO EM METODOLOGIAS ATIVAS. OS RESULTADOS APRESENTADOS DEMONSTRARAM QUE O CONCEITO DE MEDIAÇÃO DOCENTE TEM SE CONSTRUÍDO COM CONSISTÊNCIA POR DOCENTES INSERIDOS NUM MODELO ACADÊMICO FUNDAMENTADO POR METODOLOGIAS ATIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.