O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O RESULTADO DE UMA ANÁLISE SOBRE COMO A PLURALIDADE CULTURAL É ABORDADA NO CONTEXTO ESCOLAR. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA A REALIZAÇÃO DE TAL ANÁLISE, TENDO EM VISTA QUE O BRASIL É UM PAÍS MULTICULTURAL, E NESTE CONTEXTO, A ESCOLA DEVE ATUAR COMO REFLEXO DA SOCIEDADE NO SENTIDO, DE GARANTIR UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS CIDADÃOS, BEM COMO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS E OS DESAFIOS PARA A SUA INCLUSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR. DIANTE DO EXPOSTO, DESTACA-SE AQUI UMA DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DO DOCENTE EM CONJUNTO COM A ESCOLA, NO QUAL É FUNDAMENTAL PARA EFETIVAR A IMPORTÂNCIA DE EDUCAR NA PERSPECTIVA DA PLURALIDADE CULTURAL, VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, IGUALITÁRIA, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA. TRATOU DE UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, COM BASE EM UMA LEITURA ANALÍTICA ACERCA DA TEMÁTICA.