O ESTUDO DO PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS UNIVERSITÁRIOS, ISOLADAMENTE OU CONJUNTAMENTE, NÃO É UMA INVESTIGAÇÃO TÃO RECENTE E INOVADORA. ELE TEM SIDO FEITO CONSIDERANDO FATORES PSICOLÓGICOS, SOCIAIS E
ECONÔMICOS. O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É VERIFICAR SE EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE A ESCOLHA DE DIFERENTES
CURSOS DE ENSINO SUPERIOR E TAIS FATORES CONJUNTAMENTE. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 207 ESTUDANTES DE
GRADUAÇÃO DE DIVERSOS CURSOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL. COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA
FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR PERGUNTAS DE CUNHO PSICOLÓGICO, SOCIAL E ECONÔMICO. OS
DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA E ANÁLISE DE VARIÂNCIA (ANOVA),
UTILIZANDO COMO RECURSO ESTATÍSTICO O SOFTWARE BIOESTAT. ENTRARAM NA ANÁLISE ESTATÍSTICA OS SEGUINTES
CURSOS DE GRADUAÇÃO: DIREITO, MEDICINA, PSICOLOGIA, ENGENHARIA MECÂNICA, ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA.
FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A ESCOLHA POR ESTES CURSOS PODE REVELAR NÍVEIS DE INFLUÊNCIA DISTINTAS, SEJA
PSICOLÓGICA, SOCIAL OU ECONÔMICA, SENDO CONSTATADO PADRÕES CULTURALMENTE ESPERADOS, EXCETO A VARIÁVEL
ESCOLA – PÚBLICA OU PRIVADA, QUE CONFIRMOU UMA TENDÊNCIA DE MODIFICAÇÃO DO PERFIL DO ESTUDANTE DE
GRADUAÇÃO. SIMILARIDADES NOS ASPECTOS PSICOLÓGICOS ENCONTRADAS DEMONSTRARAM A COMPLEXIDADE DA
CATEGORIZAÇÃO PSICOLÓGICA DE ESTUDANTES DE DIFERENTES ÁREAS DA CIÊNCIA.