DIANTE DAS CONSTANTES E VARIÁVEIS MANIFESTAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NA NOSSA SOCIEDADE, AS ESCOLAS TEM APRESENTADO, EM SUA MAIORIA, FORMAS DE LIDAR COM AS SITUAÇÕES QUE FUJAM DA NORMATIVIDADE. CONTUDO, MUITAS VEZES OS PROCESSOS NÃO PASSAM DE MAQUIAGENS SOCIAIS, UTILIZADAS COM O PROPÓSITO DE SEGUIR EM FRENTE E APRESENTAR UMA POLÍTICA DE IGUALDADE, DEIXANDO DE LADO O TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL E TRABALHO COM AS DIFERENÇAS. O PRESENTE TRABALHO BUSCA, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE UM ALUNO TRANSEXUAL, DA COORDENAÇÃO DA ESCOLA E DOS DOCUMENTOS QUE REGEM SUAS DIRETRIZES INTERNAS, DIALOGAR ACERCA DO PROCESSO DE INSERÇÃO DA TRANSEXUALIDADE DENTRO DE UMA ESCOLA DA ZONA LESTE DE MOSSORÓ. A PARTIR DOS RESULTADOS DESSE ESTUDO, FAZEMOS UM CONVITE PARA A REFLEXÃO ACERCA DE UMA POLÍTICA DE TRABALHO COM AS DIFERENÇAS ENQUANTO PARTE PRIMORDIAL PARA A VIDA EM SOCIEDADE.