O TEXTO LITERÁRIO É CARREGADO DE SIGNIFICADOS, QUE SE MANIFESTA A PARTIR DE IDEIAS ESCRITA EM UMA LINGUAGEM SIMPLES QUE CORROBORA COM DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO ENVOLVENDO EMOÇÕES. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E TECNOLOGIA MEDIANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DESSE MODO, PRETENDE-SE ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE A TECNOLOGIA E OS TEXTOS LITERÁRIOS A PARTIR DO ENTENDIMENTO DO SUJEITO, E CONSTRUIR CONHECIMENTO E SE DESCOBRIR LEITORES. LOGO O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSE CONTEXTO, É CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE SUJEITO. AINDA NESSE PROCESSO TRATAREMOS DA CONTRIBUIÇÃO QUE A LITERATURA APRESENTA PARA A EDUCAÇÃO E QUE DELA SE OCUPA PARA DINAMIZAR O APRENDIZADO. NO QUE CONCERNE O USO DAS TECNOLOGIAS, CABE AO PROFESSOR OCUPAR-SE EM ESTIMULAR O APRENDIZ DE MANEIRAS DIFERENCIADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES SABERES LITERÁRIOS. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO O TRABALHO FUNDAMENTOU-SE EM ALMEIDA (2000), COSSON (2007), GIL (2012), KENSKI (2007) RICHARDSOM (2008), (MACHADO, 2001), (MORAN, 2000), SARAIVA E MÜGGE (2006) ENTRE OUTROS. DESSE MODO, SERÃO ABORDADAS AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA, UTILIZANDO-SE DAS DIFERENTES MÍDIAS E TECNOLOGIAS DE USO COTIDIANO. PORTANTO, O USO DESSAS TECNOLOGIAS PERMITE EXPLORAR O TEXTO LITERÁRIO NUM DIÁLOGO VIGOROSO, BUSCANDO COMPREENDER A LEITURA E PRODUÇÃO LITERÁRIA QUE PERMEIAM O ENSINO E APRENDIZAGEM.
PALAVRAS-CHAVE: LITERATURA, TECNOLOGIA, DIÁLOGO E TEXTO LITERÁRIO, APRENDIZAGEM.