ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS CONTRIBUEM DE FORMA RELEVANTE, NÃO APENAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, MAS TAMBÉM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DOS ALUNOS ENQUANTO CIDADÃOS. O FOCO PRINCIPAL DE NOSSA PESQUISA É APRESENTAR ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, MOSSORÓ-RN, DURANTE A PRODUÇÃO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA 6ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2019. ASSIM, A PARTIR DAS PROPOSTAS APRESENTADAS EM SALA, PASSAMOS A DISCUTIR COM A TURMA QUANTO À ESTRUTURA COMPOSICIONAL, À LINGUAGEM, ÀS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS E OS MEIOS DE DIVULGAÇÃO IMPRESSOS OU VIRTUAIS, A FIM DE QUE OS ALUNOS PUDESSEM RECONHECER QUE ESSES GÊNEROS APRESENTAM CLASSIFICAÇÃO E FORMAS BASTANTE VARIÁVEIS, TAIS COMO: POEMA, MÚSICA, ENTREVISTA, RELATOS, WHATSSAP, E MAIL, ENTRE OUTROS. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO COM O GÊNERO DOCUMENTÁRIO, EM TORNO DA TEMÁTICA “O LUGAR ONDE VIVO”, FOI DESENVOLVIDO DIANTE DE UMA MULTIMODALIDADE, INCLUINDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ADEQUADAS, A FIM DE QUE PUDESSEM AMPLIAR A COMPREENSÃO DE MUNDO DO ALUNO, PROPORCIONANDO PRÁTICAS BASILARES DA LINGUAGEM, A SABER, LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ADOTOU-SE AS CONCEPÇÕES DE MARCUSCHI (2003), BAZERMAN (2005), MAINGUENEAU (2013) E MELO (2019). AO FIM DA PESQUISA, OS ALUNOS PRODUZIRAM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL, QUE OPORTUNIZOU A PARTICIPAÇÃO DELES NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.