OS GÊNEROS TEXTUAIS: A PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61885 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5206 "inscrito_id" => 12793 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS: A PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS CONTRIBUEM DE FORMA RELEVANTE, NÃO APENAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, MAS TAMBÉM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DOS ALUNOS ENQUANTO CIDADÃOS. O FOCO PRINCIPAL DE NOSSA PESQUISA É APRESENTAR ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, MOSSORÓ-RN, DURANTE A PRODUÇÃO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA 6ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2019. ASSIM, A PARTIR DAS PROPOSTAS APRESENTADAS EM SALA, PASSAMOS A DISCUTIR COM A TURMA QUANTO À ESTRUTURA COMPOSICIONAL, À LINGUAGEM, ÀS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS E OS MEIOS DE DIVULGAÇÃO IMPRESSOS OU VIRTUAIS, A FIM DE QUE OS ALUNOS PUDESSEM RECONHECER QUE ESSES GÊNEROS APRESENTAM CLASSIFICAÇÃO E FORMAS BASTANTE VARIÁVEIS, TAIS COMO: POEMA, MÚSICA, ENTREVISTA, RELATOS, WHATSSAP, E MAIL, ENTRE OUTROS. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO COM O GÊNERO DOCUMENTÁRIO, EM TORNO DA TEMÁTICA “O LUGAR ONDE VIVO”, FOI DESENVOLVIDO DIANTE DE UMA MULTIMODALIDADE, INCLUINDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ADEQUADAS, A FIM DE QUE PUDESSEM AMPLIAR A COMPREENSÃO DE MUNDO DO ALUNO, PROPORCIONANDO PRÁTICAS BASILARES DA LINGUAGEM, A SABER, LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ADOTOU-SE AS CONCEPÇÕES DE MARCUSCHI (2003), BAZERMAN (2005), MAINGUENEAU (2013) E MELO (2019). AO FIM DA PESQUISA, OS ALUNOS PRODUZIRAM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL, QUE OPORTUNIZOU A PARTICIPAÇÃO DELES NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, MULTILETRAMENTO, DOCUMENTÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12793_02102019101126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA MARCIA GADELHA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MARCIA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "angelamarcia1308@hotmail." "autor_ies" => "CINTEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61885 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5206 "inscrito_id" => 12793 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS: A PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS CONTRIBUEM DE FORMA RELEVANTE, NÃO APENAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, MAS TAMBÉM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DOS ALUNOS ENQUANTO CIDADÃOS. O FOCO PRINCIPAL DE NOSSA PESQUISA É APRESENTAR ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO, MOSSORÓ-RN, DURANTE A PRODUÇÃO DO GÊNERO DOCUMENTÁRIO PARA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA 6ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2019. ASSIM, A PARTIR DAS PROPOSTAS APRESENTADAS EM SALA, PASSAMOS A DISCUTIR COM A TURMA QUANTO À ESTRUTURA COMPOSICIONAL, À LINGUAGEM, ÀS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS E OS MEIOS DE DIVULGAÇÃO IMPRESSOS OU VIRTUAIS, A FIM DE QUE OS ALUNOS PUDESSEM RECONHECER QUE ESSES GÊNEROS APRESENTAM CLASSIFICAÇÃO E FORMAS BASTANTE VARIÁVEIS, TAIS COMO: POEMA, MÚSICA, ENTREVISTA, RELATOS, WHATSSAP, E MAIL, ENTRE OUTROS. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO COM O GÊNERO DOCUMENTÁRIO, EM TORNO DA TEMÁTICA “O LUGAR ONDE VIVO”, FOI DESENVOLVIDO DIANTE DE UMA MULTIMODALIDADE, INCLUINDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ADEQUADAS, A FIM DE QUE PUDESSEM AMPLIAR A COMPREENSÃO DE MUNDO DO ALUNO, PROPORCIONANDO PRÁTICAS BASILARES DA LINGUAGEM, A SABER, LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ADOTOU-SE AS CONCEPÇÕES DE MARCUSCHI (2003), BAZERMAN (2005), MAINGUENEAU (2013) E MELO (2019). AO FIM DA PESQUISA, OS ALUNOS PRODUZIRAM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL, QUE OPORTUNIZOU A PARTICIPAÇÃO DELES NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, MULTILETRAMENTO, DOCUMENTÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12793_02102019101126.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA MARCIA GADELHA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "MARCIA ALBUQUERQUE" "autor_email" => "angelamarcia1308@hotmail." "autor_ies" => "CINTEP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }