Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BOHR

Palavra-chaves: FOGOS DE ARTIFÍCIO, SITUAÇÃO-PROBLEMA, MODELOS ATÔMICOS, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61752
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3369
    "inscrito_id" => 11282
    "titulo" => "O USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BOHR"
    "resumo" => """
      NO ENSINO DE QUÍMICA, PODE-SE PERCEBER QUE A FALTA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALAS DE AULA\r\n
      CULMINA EM UM ENSINO DESESTIMULANTE E ROTINEIRO, O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.\r\n
      NESSE SENTIDO, O USO DE NOVAS METODOLOGIAS, COMO SITUAÇÕES-PROBLEMA, PODE SERVIR COMO\r\n
      FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, O OBJETIVO DO TRABALHO TRATA-SE DA\r\n
      IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE POSSAM\r\n
      RELACIONAR ASSUNTOS DE QUÍMICA AO COTIDIANO DO ALUNO. A METODOLOGIA SE DEU A PARTIR DA APLICAÇÃO\r\n
      DE QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E LOGO APÓS FORAM ABORDADAS\r\n
      POSSÍVEIS HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM OS MODELOS ATÔMICOS. DE ACORDO\r\n
      COM OS RESULTADOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS SENTIAM DIFICULDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,\r\n
      ENTRETANTO, COM A APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA FOI PERCEPTÍVEL QUE ESTES PUDERAM RESOLVER AS\r\n
      QUESTÕES PROPOSTAS RELACIONANDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO. DIANTE DESSES ARGUMENTOS É POSSÍVEL\r\n
      PERCEBER O QUÃO É IMPORTANTE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS, SAINDO ASSIM DO ENSINO CONVENCIONAL E\r\n
      USANDO NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FOGOS DE ARTIFÍCIO, SITUAÇÃO-PROBLEMA, MODELOS ATÔMICOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11282_19092019171338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE BRUNA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE BRUNA"
    "autor_email" => "elianeeubruna@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61752
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3369
    "inscrito_id" => 11282
    "titulo" => "O USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BOHR"
    "resumo" => """
      NO ENSINO DE QUÍMICA, PODE-SE PERCEBER QUE A FALTA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALAS DE AULA\r\n
      CULMINA EM UM ENSINO DESESTIMULANTE E ROTINEIRO, O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.\r\n
      NESSE SENTIDO, O USO DE NOVAS METODOLOGIAS, COMO SITUAÇÕES-PROBLEMA, PODE SERVIR COMO\r\n
      FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, O OBJETIVO DO TRABALHO TRATA-SE DA\r\n
      IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE POSSAM\r\n
      RELACIONAR ASSUNTOS DE QUÍMICA AO COTIDIANO DO ALUNO. A METODOLOGIA SE DEU A PARTIR DA APLICAÇÃO\r\n
      DE QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E LOGO APÓS FORAM ABORDADAS\r\n
      POSSÍVEIS HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM OS MODELOS ATÔMICOS. DE ACORDO\r\n
      COM OS RESULTADOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS SENTIAM DIFICULDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,\r\n
      ENTRETANTO, COM A APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA FOI PERCEPTÍVEL QUE ESTES PUDERAM RESOLVER AS\r\n
      QUESTÕES PROPOSTAS RELACIONANDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO. DIANTE DESSES ARGUMENTOS É POSSÍVEL\r\n
      PERCEBER O QUÃO É IMPORTANTE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS, SAINDO ASSIM DO ENSINO CONVENCIONAL E\r\n
      USANDO NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FOGOS DE ARTIFÍCIO, SITUAÇÃO-PROBLEMA, MODELOS ATÔMICOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11282_19092019171338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE BRUNA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE BRUNA"
    "autor_email" => "elianeeubruna@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NO ENSINO DE QUÍMICA, PODE-SE PERCEBER QUE A FALTA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALAS DE AULA CULMINA EM UM ENSINO DESESTIMULANTE E ROTINEIRO, O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESSE SENTIDO, O USO DE NOVAS METODOLOGIAS, COMO SITUAÇÕES-PROBLEMA, PODE SERVIR COMO FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, O OBJETIVO DO TRABALHO TRATA-SE DA IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE POSSAM RELACIONAR ASSUNTOS DE QUÍMICA AO COTIDIANO DO ALUNO. A METODOLOGIA SE DEU A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E LOGO APÓS FORAM ABORDADAS POSSÍVEIS HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM OS MODELOS ATÔMICOS. DE ACORDO COM OS RESULTADOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS SENTIAM DIFICULDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, ENTRETANTO, COM A APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA FOI PERCEPTÍVEL QUE ESTES PUDERAM RESOLVER AS QUESTÕES PROPOSTAS RELACIONANDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO. DIANTE DESSES ARGUMENTOS É POSSÍVEL PERCEBER O QUÃO É IMPORTANTE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS, SAINDO ASSIM DO ENSINO CONVENCIONAL E USANDO NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.