NO ENSINO DE QUÍMICA, PODE-SE PERCEBER QUE A FALTA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALAS DE AULA
CULMINA EM UM ENSINO DESESTIMULANTE E ROTINEIRO, O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
NESSE SENTIDO, O USO DE NOVAS METODOLOGIAS, COMO SITUAÇÕES-PROBLEMA, PODE SERVIR COMO
FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, O OBJETIVO DO TRABALHO TRATA-SE DA
IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE POSSAM
RELACIONAR ASSUNTOS DE QUÍMICA AO COTIDIANO DO ALUNO. A METODOLOGIA SE DEU A PARTIR DA APLICAÇÃO
DE QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E LOGO APÓS FORAM ABORDADAS
POSSÍVEIS HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM OS MODELOS ATÔMICOS. DE ACORDO
COM OS RESULTADOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS SENTIAM DIFICULDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,
ENTRETANTO, COM A APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA FOI PERCEPTÍVEL QUE ESTES PUDERAM RESOLVER AS
QUESTÕES PROPOSTAS RELACIONANDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO. DIANTE DESSES ARGUMENTOS É POSSÍVEL
PERCEBER O QUÃO É IMPORTANTE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS, SAINDO ASSIM DO ENSINO CONVENCIONAL E
USANDO NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.