DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59905 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 740 "inscrito_id" => 3783 "titulo" => "DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO TEM COMO ASPECTO PROPOR A DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, PROCURA-SE COMPREENDER A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO, E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, E POR FIM, COMPREENDER COMO A ESCRITA AUXILIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CRÍTICOS REFLEXIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. DEFENDE-SE TAMBÉM A HIPÓTESE DE QUE AS DIFICULDADES SOBRE A LEITURA E A PRODUÇÃO ESCRITA É RESULTADO DE TODO UM CAMINHO PERCORRIDO PELO ESTUDANTE NA VIDA ESCOLAR. NESSA CONCEPÇÃO A ESCRITA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL. NESTE SENTIDO, O ALUNO TENDE A APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRETUDO ESCRITORES ATIVOS. ESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM FREIRE (1982, 1996, 2003), KLEIMAM (2008, 2012, 2014), SOARES (2009, 2011), SISTO (2000, 2001) E VIGOSTSKY (1998), DENTRE OUTROS QUE COLABORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO QUE VENHA CONTRIBUIR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO E/OU ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ATO DE LER E ESCREVER QUE ESTÁ ATRELADO À NATUREZA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA E SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, CONSTRUIR ELEMENTOS DE COMBATE À ALIENAÇÃO E A IGNORÂNCIA, VISTO QUE A ESCOLA BUSCA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E ATUANTES.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, REFLEXÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, INSTRUMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3783_29072019200951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-21 15:17:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA NATALI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATALI" "autor_email" => "lilamateus@hotmail.com" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59905 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 740 "inscrito_id" => 3783 "titulo" => "DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => """ O PRESENTE ESTUDO TEM COMO ASPECTO PROPOR A DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, PROCURA-SE COMPREENDER A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO, E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, E POR FIM, COMPREENDER COMO A ESCRITA AUXILIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CRÍTICOS REFLEXIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. DEFENDE-SE TAMBÉM A HIPÓTESE DE QUE AS DIFICULDADES SOBRE A LEITURA E A PRODUÇÃO ESCRITA É RESULTADO DE TODO UM CAMINHO PERCORRIDO PELO ESTUDANTE NA VIDA ESCOLAR. NESSA CONCEPÇÃO A ESCRITA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL. NESTE SENTIDO, O ALUNO TENDE A APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRETUDO ESCRITORES ATIVOS. ESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM FREIRE (1982, 1996, 2003), KLEIMAM (2008, 2012, 2014), SOARES (2009, 2011), SISTO (2000, 2001) E VIGOSTSKY (1998), DENTRE OUTROS QUE COLABORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO QUE VENHA CONTRIBUIR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO E/OU ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ATO DE LER E ESCREVER QUE ESTÁ ATRELADO À NATUREZA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA E SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, CONSTRUIR ELEMENTOS DE COMBATE À ALIENAÇÃO E A IGNORÂNCIA, VISTO QUE A ESCOLA BUSCA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E ATUANTES.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, REFLEXÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, INSTRUMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3783_29072019200951.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-21 15:17:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA NATALI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NATALI" "autor_email" => "lilamateus@hotmail.com" "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }