Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, INSTRUMENTO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59905
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 740
    "inscrito_id" => 3783
    "titulo" => "DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO TEM COMO ASPECTO PROPOR A DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, PROCURA-SE COMPREENDER A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO, E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, E POR FIM, COMPREENDER COMO A ESCRITA AUXILIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CRÍTICOS REFLEXIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. DEFENDE-SE TAMBÉM A HIPÓTESE DE QUE AS DIFICULDADES SOBRE A LEITURA E A PRODUÇÃO ESCRITA É RESULTADO DE TODO UM CAMINHO PERCORRIDO PELO ESTUDANTE NA VIDA ESCOLAR. NESSA CONCEPÇÃO A ESCRITA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL. NESTE SENTIDO, O ALUNO TENDE A APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRETUDO ESCRITORES ATIVOS. ESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM FREIRE (1982, 1996, 2003), KLEIMAM (2008, 2012, 2014), SOARES (2009, 2011), SISTO (2000, 2001) E VIGOSTSKY (1998), DENTRE OUTROS QUE COLABORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO QUE VENHA CONTRIBUIR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO E/OU ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ATO DE LER E ESCREVER QUE ESTÁ ATRELADO À NATUREZA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA E SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, CONSTRUIR ELEMENTOS DE COMBATE À ALIENAÇÃO E A IGNORÂNCIA, VISTO QUE A ESCOLA BUSCA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E ATUANTES.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, REFLEXÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, INSTRUMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3783_29072019200951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-21 15:17:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA NATALI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALI"
    "autor_email" => "lilamateus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59905
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 740
    "inscrito_id" => 3783
    "titulo" => "DIFICULDADE NA LEITURA E NA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => """
      O PRESENTE ESTUDO TEM COMO ASPECTO PROPOR A DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, PROCURA-SE COMPREENDER A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO, E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, E POR FIM, COMPREENDER COMO A ESCRITA AUXILIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CRÍTICOS REFLEXIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. DEFENDE-SE TAMBÉM A HIPÓTESE DE QUE AS DIFICULDADES SOBRE A LEITURA E A PRODUÇÃO ESCRITA É RESULTADO DE TODO UM CAMINHO PERCORRIDO PELO ESTUDANTE NA VIDA ESCOLAR. NESSA CONCEPÇÃO A ESCRITA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL. NESTE SENTIDO, O ALUNO TENDE A APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRETUDO ESCRITORES ATIVOS. ESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM FREIRE (1982, 1996, 2003), KLEIMAM (2008, 2012, 2014), SOARES (2009, 2011), SISTO (2000, 2001) E VIGOSTSKY (1998), DENTRE OUTROS QUE COLABORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO QUE VENHA CONTRIBUIR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO E/OU ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ATO DE LER E ESCREVER QUE ESTÁ ATRELADO À NATUREZA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA E SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, CONSTRUIR ELEMENTOS DE COMBATE À ALIENAÇÃO E A IGNORÂNCIA, VISTO QUE A ESCOLA BUSCA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E ATUANTES.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, REFLEXÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, INSTRUMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3783_29072019200951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-21 15:17:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA NATALI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALI"
    "autor_email" => "lilamateus@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO ASPECTO PROPOR A DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, PROCURA-SE COMPREENDER A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO, E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, E POR FIM, COMPREENDER COMO A ESCRITA AUXILIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CRÍTICOS REFLEXIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. DEFENDE-SE TAMBÉM A HIPÓTESE DE QUE AS DIFICULDADES SOBRE A LEITURA E A PRODUÇÃO ESCRITA É RESULTADO DE TODO UM CAMINHO PERCORRIDO PELO ESTUDANTE NA VIDA ESCOLAR. NESSA CONCEPÇÃO A ESCRITA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL. NESTE SENTIDO, O ALUNO TENDE A APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRETUDO ESCRITORES ATIVOS. ESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM FREIRE (1982, 1996, 2003), KLEIMAM (2008, 2012, 2014), SOARES (2009, 2011), SISTO (2000, 2001) E VIGOSTSKY (1998), DENTRE OUTROS QUE COLABORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO QUE VENHA CONTRIBUIR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO E/OU ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ATO DE LER E ESCREVER QUE ESTÁ ATRELADO À NATUREZA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA E SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, CONSTRUIR ELEMENTOS DE COMBATE À ALIENAÇÃO E A IGNORÂNCIA, VISTO QUE A ESCOLA BUSCA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E ATUANTES. PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, REFLEXÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.