Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, METODOLOGIA DE PROJETOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62046
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5467
    "inscrito_id" => 6487
    "titulo" => """
      PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO\r\n
      UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OCORREU EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. COM O OBJETIVO DE PROPOR AULAS CONTEXTUALIZADAS QUE DIALOGASSEM COM O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE FOI INICIADO A METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. A ESCOLHA POR ESTA METODOLOGIA DE ENSINO FOI UMA ALTERNATIVA ENCONTRADA PARA IMPLEMENTAR UM TRABALHO SIMILAR AO ENSINO POR PROJETOS, PROPOSTO POR BEHRENS (2006). A REALIZAÇÃO DESTAS ATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR DESPERTOU REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NA ESCOLA, TAIS COMO: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR E A HIPERESPECIALIZAÇÃO DOS SABERES. A EXPERIÊNCIA MOSTROU QUE, POR MAIS QUE SE ENCONTREM DIFICULDADES EM REALIZAR PROJETOS QUE CAMINHEM DE MANEIRA DIFERENCIADA AO QUE É IMPOSTO PELA SOCIEDADE EDUCACIONAL, APRESENTA-SE DE GRANDE VALIA PROMOVER PRÁTICAS QUE OBJETIVEM UM ESPAÇO ESCOLAR DEMOCRÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, METODOLOGIA DE PROJETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6487_03102019143056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MARQUES PAIVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA MARQUES"
    "autor_email" => "julianampdesouza@gmail.co"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62046
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5467
    "inscrito_id" => 6487
    "titulo" => """
      PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO\r\n
      UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OCORREU EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. COM O OBJETIVO DE PROPOR AULAS CONTEXTUALIZADAS QUE DIALOGASSEM COM O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE FOI INICIADO A METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. A ESCOLHA POR ESTA METODOLOGIA DE ENSINO FOI UMA ALTERNATIVA ENCONTRADA PARA IMPLEMENTAR UM TRABALHO SIMILAR AO ENSINO POR PROJETOS, PROPOSTO POR BEHRENS (2006). A REALIZAÇÃO DESTAS ATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR DESPERTOU REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NA ESCOLA, TAIS COMO: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR E A HIPERESPECIALIZAÇÃO DOS SABERES. A EXPERIÊNCIA MOSTROU QUE, POR MAIS QUE SE ENCONTREM DIFICULDADES EM REALIZAR PROJETOS QUE CAMINHEM DE MANEIRA DIFERENCIADA AO QUE É IMPOSTO PELA SOCIEDADE EDUCACIONAL, APRESENTA-SE DE GRANDE VALIA PROMOVER PRÁTICAS QUE OBJETIVEM UM ESPAÇO ESCOLAR DEMOCRÁTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, METODOLOGIA DE PROJETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6487_03102019143056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MARQUES PAIVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA MARQUES"
    "autor_email" => "julianampdesouza@gmail.co"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OCORREU EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. COM O OBJETIVO DE PROPOR AULAS CONTEXTUALIZADAS QUE DIALOGASSEM COM O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE FOI INICIADO A METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. A ESCOLHA POR ESTA METODOLOGIA DE ENSINO FOI UMA ALTERNATIVA ENCONTRADA PARA IMPLEMENTAR UM TRABALHO SIMILAR AO ENSINO POR PROJETOS, PROPOSTO POR BEHRENS (2006). A REALIZAÇÃO DESTAS ATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR DESPERTOU REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NA ESCOLA, TAIS COMO: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR E A HIPERESPECIALIZAÇÃO DOS SABERES. A EXPERIÊNCIA MOSTROU QUE, POR MAIS QUE SE ENCONTREM DIFICULDADES EM REALIZAR PROJETOS QUE CAMINHEM DE MANEIRA DIFERENCIADA AO QUE É IMPOSTO PELA SOCIEDADE EDUCACIONAL, APRESENTA-SE DE GRANDE VALIA PROMOVER PRÁTICAS QUE OBJETIVEM UM ESPAÇO ESCOLAR DEMOCRÁTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.