O PRESENTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OCORREU EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. COM O OBJETIVO DE PROPOR AULAS CONTEXTUALIZADAS QUE DIALOGASSEM COM O PARADIGMA DA COMPLEXIDADE FOI INICIADO A METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO. A ESCOLHA POR ESTA METODOLOGIA DE ENSINO FOI UMA ALTERNATIVA ENCONTRADA PARA IMPLEMENTAR UM TRABALHO SIMILAR AO ENSINO POR PROJETOS, PROPOSTO POR BEHRENS (2006). A REALIZAÇÃO DESTAS ATIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR DESPERTOU REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRESENTES NA ESCOLA, TAIS COMO: A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO ESCOLAR E A HIPERESPECIALIZAÇÃO DOS SABERES. A EXPERIÊNCIA MOSTROU QUE, POR MAIS QUE SE ENCONTREM DIFICULDADES EM REALIZAR PROJETOS QUE CAMINHEM DE MANEIRA DIFERENCIADA AO QUE É IMPOSTO PELA SOCIEDADE EDUCACIONAL, APRESENTA-SE DE GRANDE VALIA PROMOVER PRÁTICAS QUE OBJETIVEM UM ESPAÇO ESCOLAR DEMOCRÁTICO.