VISAMOS POR MEIO DO TRABALHO APRESENTAR APÓS PESQUISAS REALIZADAS NO CAMPO EDUCACIONAL, A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO QUE ESTEJA EM COMUNHÃO COM A REALIDADE ESCOLAR. COMPREENDEMOS SER DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO, SEJAM LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO SOCIAL EM QUE A ESCOLA E OS ALUNOS SE ENCONTRAM. FORAM UTILIZADOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO: CORDEIRO (2007), LIBÂNEO (1994), LUCKESI (2001), MANATA (2004), FUSARI (2008), ENTRE OUTROS. EM NOSSA PESQUISA UTILIZAMOS A PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, COM ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA E OBSERVAÇÃO DE SUA AULA E MÉTODOS. CONCLUÍMOS ASSIM QUE SE FAZ DE EXTREMA NECESSIDADE UM PLANEJAMENTO ALINHADO A REALIDADE EM QUE OS ALUNOS SE ENCONTRAM, PARA QUE OCORRA A REAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.