A EDUCAÇÃO ESPECIAL É UMA MODALIDADE DE ENSINO RESERVADA A ESTUDANTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO CAMPO DA APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR O LEVANTAMENTO DO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB, VISANDO AVERIGUAR OS TIPOS DE DEFICIÊNCIAS MAIS PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES, HÁ FREQUÊNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), PRESENÇA DE PROFISSIONAL ESPECIALIZADO AEE E A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO INCLUSIVO. O TRABALHO POSSUI UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, SENDO UTILIZADO NA COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, APLICADO EM ESCOLAS DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CUITÉ-PB, A GESTORES, SECRETÁRIOS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. FORAM INVESTIGADAS NOVE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB, SENDO ELAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. TODAS AS ESCOLAS APRESENTARAM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, SENDO AS NECESSIDADES MAIS COMUNS AUTISMO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DEFICIÊNCIA MENTAL. GRANDE PARTE DAS ESCOLAS SE ENCONTRA COM BOAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE, POSSUINDO SALAS DE AEE, QUE SÃO UTILIZADAS COM FREQUÊNCIA PELOS PROFESSORES ESPECIALIZADOS, OS QUAIS DESENVOLVEM TRABALHOS QUE BUSCAM INCLUIR ESSES ALUNOS EM ATIVIDADES LÚDICAS QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR E MENTAL DOS ESTUDANTES, ALÉM DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO. NESSE SENTIDO, É POSSÍVEL INFERIR QUE HÁ AINDA UM LOGO CAMINHO NA BUSCA DA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, UMA VEZ QUE ALGUMAS ESCOLAS DESENVOLVEM ATIVIDADES QUE NÃO INCLUEM DE FORMA ADEQUADA O ALUNO NA DINÂMICA ESCOLAR E NA CONVIVÊNCIA COM SEUS COLEGAS.