ESTE ARTIGO APRESENTA O PROJETO DE EXTENSÃO “DOCE LEITURA”, DESENVOLVIDO POR UMA EQUIPE DE SERVIDORES DO INSTITUTO FEDERAL DO CAMPUS CAMPO MAIOR – PI, NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, EM COLABORAÇÃO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REFERIDA ESCOLA. CONSIDERANDO QUE A LEITURA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DO PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, POSSIBILITANDO O CONTATO COM DIFERENTES IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, O REFERIDO PROJETO OBJETIVOU INCENTIVAR A FORMAÇÃO DE LEITORES QUESTIONADORES, ACIONANDO PROCESSOS QUE MOTIVEM O INTERESSE PELA LEITURA, PROPORCIONANDO-LHES INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE ESTEJAM APTOS A CONTINUAREM DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO E AS HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE RESGATAR ENTRE AS CRIANÇAS E AS PROFESSORAS O VALOR DA LEITURA, COMO ATO DE PRAZER E REQUISITO PARA EMANCIPAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DA CIDADANIA. PARA EMBASAR O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE LEITURA E DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UTILIZAMOS OS ESTUDOS DE ANTUNES (2003), KLEIMAN (2004), KAERCHER (2010) E OUTROS. FORAM ATENDIDOS 56 ALUNOS, COM IDADES ENTRE 4 E 5 ANOS. OS ENCONTROS ACONTECERAM QUINZENALMENTE, NO PERÍODO DE DEZEMBRO DE 2017 A ABRIL DE 2018, NOS QUAIS OS ALUNOS PARTICIPARAM DE MOMENTOS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, EXIBIÇÃO DE FILMES INFANTIS, DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE AS TEMÁTICAS ABORDADAS. O TRABALHO E A DEDICAÇÃO DAS PROFESSORAS FORAM INDISPENSÁVEIS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM NAS ATIVIDADES DE LEITURA, INTERAGINDO CONOSCO, COM AS PROFESSORAS E COM OS COLEGAS. AS ATIVIDADES DE LEITURA FORAM BASTANTE INTERATIVAS, INCLUINDO DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS E LANCHES, AO FINAL DE CADA ENCONTRO. A EXPERIÊNCIA PERMITIU VIVENCIAR A LEITURA COMO ATO DE PRAZER E DE DESCOBERTA E ESTIMULAR NOS ALUNOS O HÁBITO DE LER E DIALOGAR SOBRE A LEITURA COMO MEIO PARA TORNAR-SE MAIS CRIATIVO, PARTICIPATIVO E CRÍTICO.