Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGANDO COM ARTRÓPODES: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, PRÁTICA DE ENSINO, ZOOLOGIA, INVERTEBRADOS, INVERTEBRADOS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60868
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6042
    "inscrito_id" => 2408
    "titulo" => "JOGANDO COM ARTRÓPODES: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O JOGO INTITULADO “JOGANDO COM ARTRÓPODES”, ELABORADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB) - CAMPUS PLANALTINA, SE PAUTOU NO CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA QUE, AINDA HOJE, APRESENTA PROPOSTAS DIDÁTICAS COM UM VIÉS MUITO TRADICIONALISTA. O ESTUDO DO FILO ARTHROPODA APRESENTA NOTÁVEL RELEVÂNCIA, DEVIDO ESTES ANIMAIS ESTAREM RELACIONADOS A ASPECTOS COTIDIANOS DOS ESTUDANTES COMO QUESTÕES AMBIENTAIS, MEDICINAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE PÚBLICA. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO DE TABULEIRO SOBRE OS ARTRÓPODES PARA PROMOVER UMA INTERAÇÃO EFETIVA DOS PARTICIPANTES, O INCENTIVO DO TRABALHO EM GRUPO, O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A INSTIGAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. COMO RESULTADO FINAL, FORAM PRODUZIDAS 70 CARTAS COM PERGUNTAS/RESPOSTAS E CURIOSIDADES, 1 TABULEIRO, 1 AMPULHETA, 10 PINOS COLORIDOS (5 CORES DIFERENTES) E UM FOLHETO CONTENDO AS REGRAS DO JOGO. O JOGO TEM POTENCIAL DE ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, A DISCUSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO A CRITICIDADE E RACIOCÍNIO. O JOGO DIDÁTICO APRESENTOU LAYOUT FAVORÁVEL NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, GRAÇAS AS CORES E IMAGENS PRESENTES NO TABULEIRO E NAS CARTAS. ACREDITA-SE QUE ESTA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM POTENCIAL DE PROMOVER A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, ALÉM DE INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO, A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, PRÁTICA DE ENSINO, ZOOLOGIA, INVERTEBRADOS, INVERTEBRADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID2408_04102019174451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_email" => "lfg.lari@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60868
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6042
    "inscrito_id" => 2408
    "titulo" => "JOGANDO COM ARTRÓPODES: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O JOGO INTITULADO “JOGANDO COM ARTRÓPODES”, ELABORADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB) - CAMPUS PLANALTINA, SE PAUTOU NO CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA QUE, AINDA HOJE, APRESENTA PROPOSTAS DIDÁTICAS COM UM VIÉS MUITO TRADICIONALISTA. O ESTUDO DO FILO ARTHROPODA APRESENTA NOTÁVEL RELEVÂNCIA, DEVIDO ESTES ANIMAIS ESTAREM RELACIONADOS A ASPECTOS COTIDIANOS DOS ESTUDANTES COMO QUESTÕES AMBIENTAIS, MEDICINAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE PÚBLICA. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO DE TABULEIRO SOBRE OS ARTRÓPODES PARA PROMOVER UMA INTERAÇÃO EFETIVA DOS PARTICIPANTES, O INCENTIVO DO TRABALHO EM GRUPO, O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A INSTIGAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. COMO RESULTADO FINAL, FORAM PRODUZIDAS 70 CARTAS COM PERGUNTAS/RESPOSTAS E CURIOSIDADES, 1 TABULEIRO, 1 AMPULHETA, 10 PINOS COLORIDOS (5 CORES DIFERENTES) E UM FOLHETO CONTENDO AS REGRAS DO JOGO. O JOGO TEM POTENCIAL DE ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, A DISCUSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO A CRITICIDADE E RACIOCÍNIO. O JOGO DIDÁTICO APRESENTOU LAYOUT FAVORÁVEL NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, GRAÇAS AS CORES E IMAGENS PRESENTES NO TABULEIRO E NAS CARTAS. ACREDITA-SE QUE ESTA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM POTENCIAL DE PROMOVER A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, ALÉM DE INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO, A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, PRÁTICA DE ENSINO, ZOOLOGIA, INVERTEBRADOS, INVERTEBRADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID2408_04102019174451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA"
    "autor_email" => "lfg.lari@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O JOGO INTITULADO “JOGANDO COM ARTRÓPODES”, ELABORADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB) - CAMPUS PLANALTINA, SE PAUTOU NO CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA QUE, AINDA HOJE, APRESENTA PROPOSTAS DIDÁTICAS COM UM VIÉS MUITO TRADICIONALISTA. O ESTUDO DO FILO ARTHROPODA APRESENTA NOTÁVEL RELEVÂNCIA, DEVIDO ESTES ANIMAIS ESTAREM RELACIONADOS A ASPECTOS COTIDIANOS DOS ESTUDANTES COMO QUESTÕES AMBIENTAIS, MEDICINAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE PÚBLICA. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO DE TABULEIRO SOBRE OS ARTRÓPODES PARA PROMOVER UMA INTERAÇÃO EFETIVA DOS PARTICIPANTES, O INCENTIVO DO TRABALHO EM GRUPO, O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A INSTIGAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. COMO RESULTADO FINAL, FORAM PRODUZIDAS 70 CARTAS COM PERGUNTAS/RESPOSTAS E CURIOSIDADES, 1 TABULEIRO, 1 AMPULHETA, 10 PINOS COLORIDOS (5 CORES DIFERENTES) E UM FOLHETO CONTENDO AS REGRAS DO JOGO. O JOGO TEM POTENCIAL DE ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, A DISCUSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO A CRITICIDADE E RACIOCÍNIO. O JOGO DIDÁTICO APRESENTOU LAYOUT FAVORÁVEL NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, GRAÇAS AS CORES E IMAGENS PRESENTES NO TABULEIRO E NAS CARTAS. ACREDITA-SE QUE ESTA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM POTENCIAL DE PROMOVER A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, ALÉM DE INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO, A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.