A PESQUISA CIENTÍFICA É GRANDE IMPORTÂNCIA DENTRO DO CENÁRIO ACADÊMICO, INDISPENSÁVEL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO. COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR EM QUE NÍVEL SE ENCONTRA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DENTRO DO CURSO, ESTE ESTUDO TEM COMO FOCO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DENTRO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CEDF) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) E IDENTIFICAR O INTERESSE DOS ALUNOS, DESEMPENHO E AS OPORTUNIDADES OFERECIDAS. É DE CUNHO QUALITATIVO-QUANTITATIVO, MÉTODO INDUTIVO, FUNDAMENTADA EM UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NO CEDF, COM OS DISCENTES A PARTIR DO QUINTO SEMESTRE. INICIOU-SE COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE OBRAS ENCONTRADAS NO BANCO DE DADOS DA UNIVERSIDADE, GOOGLE ACADÊMICO E SCIELO, COM O INTUITO DE MOSTRAR A RELEVÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. POSTERIORMENTE FORAM APLICADAS ENTREVISTAS COM 32 DISCENTES. DURANTE O ESTUDO, OS RESULTADOS EM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPUS FORAM POSITIVOS, ELES DESTACARAM A NECESSIDADE DE INSERÇÃO NOS DEMAIS PROGRAMAS DE EXTENSÃO QUE EXISTEM, MAS QUE O NÍVEL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA É PRECÁRIO, A MINORIA RELATOU NUNCA TER PARTICIPADO DE NENHUM PROJETO POR FALTA DE TEMPO E/OU INTERESSE. PODEMOS PERCEBER QUE O NÍVEL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA POR PARTE DOS ALUNOS É ABAIXO DO QUE O ESPERADO, SEJA POR FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS OU ACESSO AOS GRUPOS DE ESTUDOS QUE SÃO DESCONHECIDAS PELOS ESTUDANTES E FAZEM COM QUE NÃO BUSQUEM UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE CIENTÍFICA, OCASIONADO TAMBÉM PELA ACOMODAÇÃO DO PRÓPRIO DISCENTE. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA É UM PONTO QUE REQUER ATENÇÃO, POIS CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.