Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA:UMA ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Palavra-chaves: MANCALA, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60902
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2594
    "inscrito_id" => 7919
    "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA:UMA ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS VEM SENDO COGITADA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO UM RECURSO IMPORTANTE, COM RELEVÂNCIA NAS SÉRIES INICIAIS, PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA PARA OS DISCENTES. NESTE TRABALHO FOI APRESENTADO ESPECIFICAMENTE O JOGO MANCALA, QUE É UM JOGO QUE DESENVOLVE ATITUDE, CONFIANÇA, PLANEJAMENTO, CONCENTRAÇÃO E AUTOCONTROLE, QUE SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO. A PRESENTE PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO MAIS AMPLO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA CURSADA NO PERÍODO LETIVO 2018.2.  PARA EXECUÇÃO DESSE TRABALHO INTERVENCIONISTA E DE CARÁTER SISTEMÁTICO OPTOU-SE POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FOI TRABALHADO ASPECTOS QUE ENVOLVEM CRENÇAS, SIGNIFICADOS, EMOÇÕES E COMPREENSÕES. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA OBJETIVOU-SE A UTILIZAR O LÚDICO (JOGOS) COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS. PARA TANTO, APLICOU-SE O PROJETO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE 6º ANO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA DIRETA AOS ALUNOS ANALISOU-SE A SATISFAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO E DA ENTREVISTA DE SATISFAÇÃO DO MESMO CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, É UMA METODOLOGIA VÁLIDA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E DIFERENCIADAS, PROPORCIONANDO TAMBÉM AOS ALUNOS, MOMENTOS FELIZES E DE UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA E AO PROFESSOR UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MANCALA, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7919_24082019021234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARA KELLY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CHARA KELLY"
    "autor_email" => "charakellysilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60902
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2594
    "inscrito_id" => 7919
    "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA:UMA ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS VEM SENDO COGITADA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO UM RECURSO IMPORTANTE, COM RELEVÂNCIA NAS SÉRIES INICIAIS, PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA PARA OS DISCENTES. NESTE TRABALHO FOI APRESENTADO ESPECIFICAMENTE O JOGO MANCALA, QUE É UM JOGO QUE DESENVOLVE ATITUDE, CONFIANÇA, PLANEJAMENTO, CONCENTRAÇÃO E AUTOCONTROLE, QUE SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO. A PRESENTE PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO MAIS AMPLO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA CURSADA NO PERÍODO LETIVO 2018.2.  PARA EXECUÇÃO DESSE TRABALHO INTERVENCIONISTA E DE CARÁTER SISTEMÁTICO OPTOU-SE POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FOI TRABALHADO ASPECTOS QUE ENVOLVEM CRENÇAS, SIGNIFICADOS, EMOÇÕES E COMPREENSÕES. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA OBJETIVOU-SE A UTILIZAR O LÚDICO (JOGOS) COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS. PARA TANTO, APLICOU-SE O PROJETO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE 6º ANO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA DIRETA AOS ALUNOS ANALISOU-SE A SATISFAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO E DA ENTREVISTA DE SATISFAÇÃO DO MESMO CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, É UMA METODOLOGIA VÁLIDA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E DIFERENCIADAS, PROPORCIONANDO TAMBÉM AOS ALUNOS, MOMENTOS FELIZES E DE UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA E AO PROFESSOR UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MANCALA, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7919_24082019021234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARA KELLY DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CHARA KELLY"
    "autor_email" => "charakellysilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS VEM SENDO COGITADA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO UM RECURSO IMPORTANTE, COM RELEVÂNCIA NAS SÉRIES INICIAIS, PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA PARA OS DISCENTES. NESTE TRABALHO FOI APRESENTADO ESPECIFICAMENTE O JOGO MANCALA, QUE É UM JOGO QUE DESENVOLVE ATITUDE, CONFIANÇA, PLANEJAMENTO, CONCENTRAÇÃO E AUTOCONTROLE, QUE SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO. A PRESENTE PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO MAIS AMPLO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA CURSADA NO PERÍODO LETIVO 2018.2. PARA EXECUÇÃO DESSE TRABALHO INTERVENCIONISTA E DE CARÁTER SISTEMÁTICO OPTOU-SE POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FOI TRABALHADO ASPECTOS QUE ENVOLVEM CRENÇAS, SIGNIFICADOS, EMOÇÕES E COMPREENSÕES. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA OBJETIVOU-SE A UTILIZAR O LÚDICO (JOGOS) COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS. PARA TANTO, APLICOU-SE O PROJETO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE 6º ANO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA DIRETA AOS ALUNOS ANALISOU-SE A SATISFAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO E DA ENTREVISTA DE SATISFAÇÃO DO MESMO CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, É UMA METODOLOGIA VÁLIDA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E DIFERENCIADAS, PROPORCIONANDO TAMBÉM AOS ALUNOS, MOMENTOS FELIZES E DE UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA E AO PROFESSOR UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.