JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA:UMA ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60902 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2594 "inscrito_id" => 7919 "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA:UMA ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS VEM SENDO COGITADA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO UM RECURSO IMPORTANTE, COM RELEVÂNCIA NAS SÉRIES INICIAIS, PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA PARA OS DISCENTES. NESTE TRABALHO FOI APRESENTADO ESPECIFICAMENTE O JOGO MANCALA, QUE É UM JOGO QUE DESENVOLVE ATITUDE, CONFIANÇA, PLANEJAMENTO, CONCENTRAÇÃO E AUTOCONTROLE, QUE SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO. A PRESENTE PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO MAIS AMPLO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA CURSADA NO PERÍODO LETIVO 2018.2. PARA EXECUÇÃO DESSE TRABALHO INTERVENCIONISTA E DE CARÁTER SISTEMÁTICO OPTOU-SE POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FOI TRABALHADO ASPECTOS QUE ENVOLVEM CRENÇAS, SIGNIFICADOS, EMOÇÕES E COMPREENSÕES. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA OBJETIVOU-SE A UTILIZAR O LÚDICO (JOGOS) COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS. PARA TANTO, APLICOU-SE O PROJETO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE 6º ANO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA DIRETA AOS ALUNOS ANALISOU-SE A SATISFAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO E DA ENTREVISTA DE SATISFAÇÃO DO MESMO CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, É UMA METODOLOGIA VÁLIDA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E DIFERENCIADAS, PROPORCIONANDO TAMBÉM AOS ALUNOS, MOMENTOS FELIZES E DE UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA E AO PROFESSOR UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MANCALA, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7919_24082019021234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARA KELLY DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "CHARA KELLY" "autor_email" => "charakellysilva@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60902 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2594 "inscrito_id" => 7919 "titulo" => "JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA:UMA ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO JOGO MANCALA COMO RECURSO LÚDICO E PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS" "resumo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS VEM SENDO COGITADA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO UM RECURSO IMPORTANTE, COM RELEVÂNCIA NAS SÉRIES INICIAIS, PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA PARA OS DISCENTES. NESTE TRABALHO FOI APRESENTADO ESPECIFICAMENTE O JOGO MANCALA, QUE É UM JOGO QUE DESENVOLVE ATITUDE, CONFIANÇA, PLANEJAMENTO, CONCENTRAÇÃO E AUTOCONTROLE, QUE SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO. A PRESENTE PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO MAIS AMPLO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA CURSADA NO PERÍODO LETIVO 2018.2. PARA EXECUÇÃO DESSE TRABALHO INTERVENCIONISTA E DE CARÁTER SISTEMÁTICO OPTOU-SE POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FOI TRABALHADO ASPECTOS QUE ENVOLVEM CRENÇAS, SIGNIFICADOS, EMOÇÕES E COMPREENSÕES. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA OBJETIVOU-SE A UTILIZAR O LÚDICO (JOGOS) COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS. PARA TANTO, APLICOU-SE O PROJETO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE 6º ANO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA DIRETA AOS ALUNOS ANALISOU-SE A SATISFAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO E DA ENTREVISTA DE SATISFAÇÃO DO MESMO CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, É UMA METODOLOGIA VÁLIDA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E DIFERENCIADAS, PROPORCIONANDO TAMBÉM AOS ALUNOS, MOMENTOS FELIZES E DE UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA E AO PROFESSOR UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MANCALA, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7919_24082019021234.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHARA KELLY DA SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "CHARA KELLY" "autor_email" => "charakellysilva@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }