ESTA PESQUISA INVESTIGA COMO OS SURDOS COMPREENDEM E TRADUZEM CONCEITOS ABSTRATOS PRESENTES EM UM CURTA-METRAGEM (ANIMAÇÃO) COM SENTIDO FIGURADO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO CUJA ABORDAGEM É QUALITATIVA COM UM OLHAR ETNOGRÁFICO (ERICKSON, 1986, 1989; NOGUEIRA, 2015). O TRABALHO INVESTIGATIVO ESTÁ PAUTADO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL DO LETRAMENTO QUE ROMPE COM A SUPREMACIA DA ESCRITA, RAZÃO SEGUNDO QUAL SE SUSTENTA A NECESSIDADE DE COMPREENDER QUE A LEITURA DA IMAGEM É TÃO IMPORTANTE QUANTO A LEITURA DE UM TEXTO. A PESQUISA, AINDA EM DESENVOLVIMENTO, CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE 20 SURDOS JOVENS QUE FREQUENTAM SEMANALMENTE UM CURSO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA EXPOSTOS A UMA ATIVIDADE DE LEITURA DE IMAGENS DE UM CURTA-METRAGEM DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS: UMA PRIMEIRA ETAPA DE LEITURA E NARRAÇÃO INDIVIDUAL DO CONTEÚDO ASSISTIDO E OUTRA ETAPA, COLETIVA, DE DISCUSSÃO A RESPEITO DO MATERIAL. NESSA SEGUNDA ETAPA, A ATENÇÃO ESTARÁ DIRIGIDA PARA A PERCEPÇÃO DE COMO OS SENTIDOS APREENDIDOS DE MODO INDIVIDUAL (GEERTZ, 1989) PODEM SER ALTERADOS NA MEDIDA QUE SÃO SOCIALIZADOS COM O GRUPO. A NATUREZA DO MATERIAL VISUAL UTILIZADO PERMITIRÁ AVALIAR COMO OS SURDOS COMPREENDEM OS CONCEITOS ABSTRATOS E QUAIS ESTRATÉGIAS UTILIZAM NO DISCURSO NARRATIVO PARA EXPLICÁ-LOS. PORTANTO, CABE ÀS ESTRATÉGIAS E PROCEDIMENTOS SELECIONADOS, NA SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA (COLETIVA), INSTIGAREM AOS ALUNOS A PENSAR E REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE OS CONCEITOS VEICULADOS PELAS IMAGENS.