Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CE, SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA

Palavra-chaves: PROFESSOR, AEE, INCLUSÃO Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58768
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3215
    "inscrito_id" => 10115
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CE, SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENTENDER COMO FUNCIONA A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM, BUSCANDO COMPREENDER COMO TRABALHAM JUNTOS NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E SE HÁ DIFICULDADES EM SE PROMOVER ESSA INTERAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CE. PARA QUE ALCANÇÁSSEMOS TAL OBJETIVO, EFETIVAMOS UMA INVESTIGAÇÃO IN LOCO, NA QUAL UTILIZAMOS COMO METODOLOGIAS PARA APREENSÃO DE DADOS: UMA ENTREVISTA, PREVIAMENTE ESTRUTURADA, À PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS; UMA OBSERVAÇÃO, AUTORIZADA PELA PROFISSIONAL, A UM DOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS FEITO PELA PROFESSORA A DOIS ALUNOS NO DIA DA VISITA À ESCOLA; E ANÁLISE DOCUMENTAL DE FICHAS DOS ALUNOS E DE ESTUDOS DE CASO QUE A PROFISSIONAL DISPONIBILIZOU. PARA ANALISARMOS OS RESULTADOS, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A PROFESSORA SILVA (2011). APÓS A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS FICOU CLARO QUE HÁ SIM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM UMA MAIOR COLABORAÇÃO ENTRE OS DOIS TIPOS DE PROFESSORES, DO AEE E DA SALA DE AULA COMUM, COMO HORÁRIOS CONFLITANTES E AGENDAS CHEIAS. ALGO QUE TAMBÉM FOI RESSALTADO PELA ENTREVISTADA SOBRE O RELACIONAMENTO COM OS OUTROS PROFISSIONAIS DA ESCOLA É A FALTA DE UM APOIO MAIOR POR PARTE DELES PARA COLOCAR EM PRÁTICA ALGUNS DE SEUS PLANEJAMENTOS PARA COM OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, TORNANDO DIFÍCIL A PRÁTICA DE ALGUNS ASPECTOS DE SEU TRABALHO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, AEE, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID10115_15092019214456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍTOR ARAÚJO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VÍTOR ARAÚJO E SILVA"
    "autor_email" => "vitorarajoesilva458@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58768
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3215
    "inscrito_id" => 10115
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CE, SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENTENDER COMO FUNCIONA A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM, BUSCANDO COMPREENDER COMO TRABALHAM JUNTOS NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E SE HÁ DIFICULDADES EM SE PROMOVER ESSA INTERAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CE. PARA QUE ALCANÇÁSSEMOS TAL OBJETIVO, EFETIVAMOS UMA INVESTIGAÇÃO IN LOCO, NA QUAL UTILIZAMOS COMO METODOLOGIAS PARA APREENSÃO DE DADOS: UMA ENTREVISTA, PREVIAMENTE ESTRUTURADA, À PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS; UMA OBSERVAÇÃO, AUTORIZADA PELA PROFISSIONAL, A UM DOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS FEITO PELA PROFESSORA A DOIS ALUNOS NO DIA DA VISITA À ESCOLA; E ANÁLISE DOCUMENTAL DE FICHAS DOS ALUNOS E DE ESTUDOS DE CASO QUE A PROFISSIONAL DISPONIBILIZOU. PARA ANALISARMOS OS RESULTADOS, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A PROFESSORA SILVA (2011). APÓS A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS FICOU CLARO QUE HÁ SIM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM UMA MAIOR COLABORAÇÃO ENTRE OS DOIS TIPOS DE PROFESSORES, DO AEE E DA SALA DE AULA COMUM, COMO HORÁRIOS CONFLITANTES E AGENDAS CHEIAS. ALGO QUE TAMBÉM FOI RESSALTADO PELA ENTREVISTADA SOBRE O RELACIONAMENTO COM OS OUTROS PROFISSIONAIS DA ESCOLA É A FALTA DE UM APOIO MAIOR POR PARTE DELES PARA COLOCAR EM PRÁTICA ALGUNS DE SEUS PLANEJAMENTOS PARA COM OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, TORNANDO DIFÍCIL A PRÁTICA DE ALGUNS ASPECTOS DE SEU TRABALHO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR, AEE, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID10115_15092019214456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍTOR ARAÚJO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VÍTOR ARAÚJO E SILVA"
    "autor_email" => "vitorarajoesilva458@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ENTENDER COMO FUNCIONA A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DO AEE E O PROFESSOR DA SALA DE AULA COMUM, BUSCANDO COMPREENDER COMO TRABALHAM JUNTOS NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E SE HÁ DIFICULDADES EM SE PROMOVER ESSA INTERAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CE. PARA QUE ALCANÇÁSSEMOS TAL OBJETIVO, EFETIVAMOS UMA INVESTIGAÇÃO IN LOCO, NA QUAL UTILIZAMOS COMO METODOLOGIAS PARA APREENSÃO DE DADOS: UMA ENTREVISTA, PREVIAMENTE ESTRUTURADA, À PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS; UMA OBSERVAÇÃO, AUTORIZADA PELA PROFISSIONAL, A UM DOS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS ESPECIALIZADOS FEITO PELA PROFESSORA A DOIS ALUNOS NO DIA DA VISITA À ESCOLA; E ANÁLISE DOCUMENTAL DE FICHAS DOS ALUNOS E DE ESTUDOS DE CASO QUE A PROFISSIONAL DISPONIBILIZOU. PARA ANALISARMOS OS RESULTADOS, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A PROFESSORA SILVA (2011). APÓS A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS FICOU CLARO QUE HÁ SIM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM UMA MAIOR COLABORAÇÃO ENTRE OS DOIS TIPOS DE PROFESSORES, DO AEE E DA SALA DE AULA COMUM, COMO HORÁRIOS CONFLITANTES E AGENDAS CHEIAS. ALGO QUE TAMBÉM FOI RESSALTADO PELA ENTREVISTADA SOBRE O RELACIONAMENTO COM OS OUTROS PROFISSIONAIS DA ESCOLA É A FALTA DE UM APOIO MAIOR POR PARTE DELES PARA COLOCAR EM PRÁTICA ALGUNS DE SEUS PLANEJAMENTOS PARA COM OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, TORNANDO DIFÍCIL A PRÁTICA DE ALGUNS ASPECTOS DE SEU TRABALHO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.