Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇO ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ESPAÇO ESCOLAR, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, MÚSICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60342
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2039
    "inscrito_id" => 8576
    "titulo" => "ESPAÇO ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O EDUCADOR DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO AOS FATORES E ACONTECIMENTOS DO MUNDO ATUAL, BUSCANDO NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO INTELECTUAL DOS SEUS ALUNOS E ASSIM FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS E CAPACITADOS. AO OBJETIVAR ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR DIANTE DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE COMPREENDER COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA SE APROPRIA DESSAS FERRAMENTAS, ELEGEMOS INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA, COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. DESSE MODO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E COMO A PARÓDIA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REALIZANDO A PESQUISA NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FORTALEZA - CE. NESSE SENTIDO, REALIZARAM-SE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, DOCUMENTAIS E ESTATÍSTICOS, OBSERVAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES CONTANDO COM A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, SE CONSTATA QUE TAL RECURSO PROPORCIONA MAIOR CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E EVIDENCIA-SE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE EDUCADORES E ALUNOS QUE FACILITAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS QUE DEVEMOS PENSAR A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE REVELAR NÃO O ÓBVIO, NEM SOMENTE DE TORNAR DIDÁTICO CERTOS CONTEÚDOS, MAS COMO POTÊNCIA REVELADORA DE OUTROS PONTOS DE VISTA GEOGRÁFICOS, COMO MARCO DE REGIONALIDADES E IDENTIDADES, OU MESMO DE EXPERIÊNCIAS GEOGRÁFICAS SINGULARES E QUE É POSSÍVEL TER UM ELEMENTO LÚDICO COMO POTENCIAL PARA REFLEXÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8576_15082019142506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARQUES SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARQUES"
    "autor_email" => "patriciamarquez15pm@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60342
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2039
    "inscrito_id" => 8576
    "titulo" => "ESPAÇO ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O EDUCADOR DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO AOS FATORES E ACONTECIMENTOS DO MUNDO ATUAL, BUSCANDO NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO INTELECTUAL DOS SEUS ALUNOS E ASSIM FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS E CAPACITADOS. AO OBJETIVAR ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR DIANTE DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE COMPREENDER COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA SE APROPRIA DESSAS FERRAMENTAS, ELEGEMOS INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA, COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. DESSE MODO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E COMO A PARÓDIA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REALIZANDO A PESQUISA NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FORTALEZA - CE. NESSE SENTIDO, REALIZARAM-SE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, DOCUMENTAIS E ESTATÍSTICOS, OBSERVAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES CONTANDO COM A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, SE CONSTATA QUE TAL RECURSO PROPORCIONA MAIOR CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E EVIDENCIA-SE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE EDUCADORES E ALUNOS QUE FACILITAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS QUE DEVEMOS PENSAR A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE REVELAR NÃO O ÓBVIO, NEM SOMENTE DE TORNAR DIDÁTICO CERTOS CONTEÚDOS, MAS COMO POTÊNCIA REVELADORA DE OUTROS PONTOS DE VISTA GEOGRÁFICOS, COMO MARCO DE REGIONALIDADES E IDENTIDADES, OU MESMO DE EXPERIÊNCIAS GEOGRÁFICAS SINGULARES E QUE É POSSÍVEL TER UM ELEMENTO LÚDICO COMO POTENCIAL PARA REFLEXÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8576_15082019142506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA MARQUES SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARQUES"
    "autor_email" => "patriciamarquez15pm@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O EDUCADOR DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO AOS FATORES E ACONTECIMENTOS DO MUNDO ATUAL, BUSCANDO NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO INTELECTUAL DOS SEUS ALUNOS E ASSIM FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS E CAPACITADOS. AO OBJETIVAR ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR DIANTE DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE COMPREENDER COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA SE APROPRIA DESSAS FERRAMENTAS, ELEGEMOS INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA, COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. DESSE MODO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E COMO A PARÓDIA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REALIZANDO A PESQUISA NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FORTALEZA - CE. NESSE SENTIDO, REALIZARAM-SE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, DOCUMENTAIS E ESTATÍSTICOS, OBSERVAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES CONTANDO COM A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, SE CONSTATA QUE TAL RECURSO PROPORCIONA MAIOR CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E EVIDENCIA-SE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE EDUCADORES E ALUNOS QUE FACILITAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS QUE DEVEMOS PENSAR A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE REVELAR NÃO O ÓBVIO, NEM SOMENTE DE TORNAR DIDÁTICO CERTOS CONTEÚDOS, MAS COMO POTÊNCIA REVELADORA DE OUTROS PONTOS DE VISTA GEOGRÁFICOS, COMO MARCO DE REGIONALIDADES E IDENTIDADES, OU MESMO DE EXPERIÊNCIAS GEOGRÁFICAS SINGULARES E QUE É POSSÍVEL TER UM ELEMENTO LÚDICO COMO POTENCIAL PARA REFLEXÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.