O EDUCADOR DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO AOS FATORES E ACONTECIMENTOS DO MUNDO ATUAL, BUSCANDO NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO INTELECTUAL DOS SEUS ALUNOS E ASSIM FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS E CAPACITADOS. AO OBJETIVAR ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR DIANTE DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE COMPREENDER COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA SE APROPRIA DESSAS FERRAMENTAS, ELEGEMOS INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA, COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. DESSE MODO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E COMO A PARÓDIA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REALIZANDO A PESQUISA NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FORTALEZA - CE. NESSE SENTIDO, REALIZARAM-SE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, DOCUMENTAIS E ESTATÍSTICOS, OBSERVAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES CONTANDO COM A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, SE CONSTATA QUE TAL RECURSO PROPORCIONA MAIOR CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E EVIDENCIA-SE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE EDUCADORES E ALUNOS QUE FACILITAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS QUE DEVEMOS PENSAR A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE REVELAR NÃO O ÓBVIO, NEM SOMENTE DE TORNAR DIDÁTICO CERTOS CONTEÚDOS, MAS COMO POTÊNCIA REVELADORA DE OUTROS PONTOS DE VISTA GEOGRÁFICOS, COMO MARCO DE REGIONALIDADES E IDENTIDADES, OU MESMO DE EXPERIÊNCIAS GEOGRÁFICAS SINGULARES E QUE É POSSÍVEL TER UM ELEMENTO LÚDICO COMO POTENCIAL PARA REFLEXÃO.