PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS FACILITA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA NA SALA DE RECURSOS DO CENTRO DE ENSINO MARIA JOSÉ ARAGÃO. CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA E DE CAMPO NUMA VERTENTE QUALITATIVA. TEVE COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AS CONCEPÇÕES DE AUTORES COMO, QUADROS, (2016) SLOMSKI, (2011) HONORA E FRIZANCO, (2009), SANTANA (2007), ENTRE OUTROS. OS INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS FORAM OBSERVAÇÕES E UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS. OS RESULTADOS ENFATIZAM QUE A LÍNGUA DE SINAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA É NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESSOA SURDA POR SER SUA PRIMEIRA LÍNGUA, QUE OS RECURSOS UTILIZADOS SÃO VISUAIS, ILUSTRATIVOS, JOGOS PEDAGÓGICOS CONSTRUÍDOS COM MATERIAIS DE SUCATA, AS MAIORES DIFICULDADES PARA TRABALHAR A LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA NA SALA DE RECURSOS COM OS ALUNOS SURDOS É A FALTA DE FREQUÊNCIA DOS ALUNOS, O ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA NAS ATIVIDADES E A INEXISTÊNCIA DE ARTICULAÇÃO NO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR DA SALA REGULAR COM O PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS.