O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ABORDAGEM EM ANIMAIS PEÇONHENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM HUMAITÁ-AM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61334 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4645 "inscrito_id" => 11692 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ABORDAGEM EM ANIMAIS PEÇONHENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM HUMAITÁ-AM" "resumo" => "OS ANIMAIS PEÇONHENTOS ESTÃO PRESENTES EM MEIOS RURAIS E URBANOS E, SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR PROVOCAREM ACIDENTES DOMÉSTICOS. ESTES AGEM POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, EM SUA AÇÃO DE CAÇA E DEFESA, E PRODUZEM SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM COMO TOXINAS, PRINCIPALMENTE, PARA INDIVÍDUOS DE OUTRAS ESPÉCIES, SENDO ASSIM OBJETIVOU-SE CONTRIBUIR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E MEDICINAL. O PROJETO ENVOLVEU 24 ACADÊMICOS DO IEAA/UFAM, TRÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E 150 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO EM DE HUMAITÁ-AM. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS FOI DISTRIBUÍDO EM CONCEITO, REPRODUÇÃO, HABITAT, ALIMENTAÇÃO, EXEMPLOS, CURIOSIDADES E MITOS QUE FORAM APRESENTADOS NA ESCOLA POR MEIO DE PALESTRAS EDUCATIVAS, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM USO DE DATA-SHOW E A PRÁTICA COM DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPOSIÇÃO DE BANNERS, JOGOS LÚDICOS E ENTREGA DE FOLDERS EXPLICATIVOS. VERIFICOU-SE QUE MAIORIA DOS ALUNOS (65%) DO ENSINO MÉDIO NÃO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E NÃO SOUBERAM RELATAR A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. MAS COM A EXPOSIÇÃO DO MATERIAL LÚDICO, OS ALUNOS PASSARAM A CONHECER MELHOR SOBRE ESSES ANIMAIS. NOTOU-SE PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO DOS ALUNOS DURANTE TODAS AS ETAPAS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO. SENDO NECESSÁRIO, A INCLUSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO PARA QUE ASSIM OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MAIS O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO, ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11692_26092019210323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SALDANHA" "autor_nome_curto" => "LARISSA SALDANHA" "autor_email" => "larissa1112011@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61334 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4645 "inscrito_id" => 11692 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ABORDAGEM EM ANIMAIS PEÇONHENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM HUMAITÁ-AM" "resumo" => "OS ANIMAIS PEÇONHENTOS ESTÃO PRESENTES EM MEIOS RURAIS E URBANOS E, SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR PROVOCAREM ACIDENTES DOMÉSTICOS. ESTES AGEM POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA, EM SUA AÇÃO DE CAÇA E DEFESA, E PRODUZEM SUBSTÂNCIAS QUE ATUAM COMO TOXINAS, PRINCIPALMENTE, PARA INDIVÍDUOS DE OUTRAS ESPÉCIES, SENDO ASSIM OBJETIVOU-SE CONTRIBUIR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E MEDICINAL. O PROJETO ENVOLVEU 24 ACADÊMICOS DO IEAA/UFAM, TRÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS E 150 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO EM DE HUMAITÁ-AM. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS FOI DISTRIBUÍDO EM CONCEITO, REPRODUÇÃO, HABITAT, ALIMENTAÇÃO, EXEMPLOS, CURIOSIDADES E MITOS QUE FORAM APRESENTADOS NA ESCOLA POR MEIO DE PALESTRAS EDUCATIVAS, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM USO DE DATA-SHOW E A PRÁTICA COM DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPOSIÇÃO DE BANNERS, JOGOS LÚDICOS E ENTREGA DE FOLDERS EXPLICATIVOS. VERIFICOU-SE QUE MAIORIA DOS ALUNOS (65%) DO ENSINO MÉDIO NÃO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR OS DIFERENTES TIPOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS E NÃO SOUBERAM RELATAR A IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE. MAS COM A EXPOSIÇÃO DO MATERIAL LÚDICO, OS ALUNOS PASSARAM A CONHECER MELHOR SOBRE ESSES ANIMAIS. NOTOU-SE PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO DOS ALUNOS DURANTE TODAS AS ETAPAS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO. SENDO NECESSÁRIO, A INCLUSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO PARA QUE ASSIM OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MAIS O CONTEÚDO DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVAÇÃO, ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11692_26092019210323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE SOUZA SALDANHA" "autor_nome_curto" => "LARISSA SALDANHA" "autor_email" => "larissa1112011@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }