GEOMINÓ: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO BÁSICO DE
GEOGRAFIA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60657 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3092 "inscrito_id" => 10972 "titulo" => """ GEOMINÓ: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO BÁSICO DE\r\n GEOGRAFIA. """ "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CONSISTE NA SOCIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VIVENCIADA COM A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO GEOMINÓ DIRECIONADO AOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO INTUITO DE INCLUIR A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS EM SALA DE AULA E PROPICIAR UM DEBATE CRÍTICO ACERCA DO CONTEÚDO GEOGRÁFICO TRABALHADO. DIANTE DA NECESSIDADE PREMENTE DE MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE IMPULSIONA A CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES ALTERNATIVAS PARA CADA REALIDADE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS TEM-SE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS JUNTO AOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A ABORDAGEM DA PESQUISA É CONSIDERADA QUALI-QUANTITATIVA E FOI REALIZADA UMA INTERVENÇÃO NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A ATIVIDADE FOI BASEADA NO JOGO DE DOMINÓ HABITUALMENTE UTILIZADO, ONDE TROCA-SE A IMAGEM CENTRAL DA PEÇA POR ELEMENTOS QUE QUEIRA SER TRABALHADO. NESTA ATIVIDADE FEZ-SE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE GEOGRAFIA, ESCOLHA DO CONTEÚDO TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE EM ESPECIAL AOS ASPECTOS FÍSICOS, EM QUE APÓS A EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO DURANTE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DIVIDIU-SE OS ESTUDANTES EM GRUPOS ONDE PUDERAM A PARTIR DAS RESPOSTAS COMPLETAR O JOGO DO DOMINÓ, COM AS PEÇAS MODIFICADAS ANTERIORMENTE PELA EQUIPE. O JOGO DE GEOMINÓ TORNA-SE VERSÁTIL, POIS OFERECE POSSIBILIDADES AO PROFESSOR EM UTILIZÁ-LO DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS MINISTRADOS DURANTE O ANO LETIVO. ASSIM, NO CONTEXTO DE SALA DE AULA A ATIVIDADE DEMONSTROU SUA IMPORTÂNCIA AO DINAMIZAR E INCENTIVAR NOVOS ENTENDIMENTOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO, EXPLORANDO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, ALÉM DE PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES E O DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, JOGOS DIDÁTICOS, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10972_11092019122237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MARQUES MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA MARQUES MONTEIRO" "autor_email" => "vitoriamarx26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60657 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3092 "inscrito_id" => 10972 "titulo" => """ GEOMINÓ: CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO BÁSICO DE\r\n GEOGRAFIA. """ "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO CONSISTE NA SOCIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VIVENCIADA COM A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO INTITULADO GEOMINÓ DIRECIONADO AOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO INTUITO DE INCLUIR A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS EM SALA DE AULA E PROPICIAR UM DEBATE CRÍTICO ACERCA DO CONTEÚDO GEOGRÁFICO TRABALHADO. DIANTE DA NECESSIDADE PREMENTE DE MUDANÇA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE IMPULSIONA A CONSTRUÇÃO DE DIFERENTES ALTERNATIVAS PARA CADA REALIDADE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS TEM-SE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS JUNTO AOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A ABORDAGEM DA PESQUISA É CONSIDERADA QUALI-QUANTITATIVA E FOI REALIZADA UMA INTERVENÇÃO NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A ATIVIDADE FOI BASEADA NO JOGO DE DOMINÓ HABITUALMENTE UTILIZADO, ONDE TROCA-SE A IMAGEM CENTRAL DA PEÇA POR ELEMENTOS QUE QUEIRA SER TRABALHADO. NESTA ATIVIDADE FEZ-SE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE GEOGRAFIA, ESCOLHA DO CONTEÚDO TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE EM ESPECIAL AOS ASPECTOS FÍSICOS, EM QUE APÓS A EXPLANAÇÃO DO CONTEÚDO DURANTE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DIVIDIU-SE OS ESTUDANTES EM GRUPOS ONDE PUDERAM A PARTIR DAS RESPOSTAS COMPLETAR O JOGO DO DOMINÓ, COM AS PEÇAS MODIFICADAS ANTERIORMENTE PELA EQUIPE. O JOGO DE GEOMINÓ TORNA-SE VERSÁTIL, POIS OFERECE POSSIBILIDADES AO PROFESSOR EM UTILIZÁ-LO DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS MINISTRADOS DURANTE O ANO LETIVO. ASSIM, NO CONTEXTO DE SALA DE AULA A ATIVIDADE DEMONSTROU SUA IMPORTÂNCIA AO DINAMIZAR E INCENTIVAR NOVOS ENTENDIMENTOS AOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO, EXPLORANDO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, ALÉM DE PROPORCIONAR MAIOR INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES E O DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, JOGOS DIDÁTICOS, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID10972_11092019122237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA MARQUES MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA MARQUES MONTEIRO" "autor_email" => "vitoriamarx26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }