Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SALA DE AULA INVERTIDA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

Palavra-chaves: SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO HÍBRIDO, TICS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62582
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5897
    "inscrito_id" => 2011
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO"
    "resumo" => "A SALA DE AULA INVERTIDA É UMA NOVA DIDÁTICA QUE VEM SENDO ADOTADA DE FORMA CRESCENTE EM VÁRIOS PAÍSES, COLOCANDO-SE COMO UMA DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. ESSA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM É UM MODELO HÍBRIDO QUE COMBINA ATIVIDADES PRESENCIAIS E OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO. O PRESENTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA EM TURMAS DE UM CURSO SUPERIOR NA MODALIDADE TECNOLÓGICA. OBJETIVA-SE DISCUTIR A RESPEITO DA METODOLOGIA, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES, BEM COMO MOSTRAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA DOCENTE PARA ADAPTAR A METODOLOGIA AO CONTEXTO DA SUA INSTITUIÇÃO.  O USO DA METODOLOGIA PERMITIU MAIOR APROVEITAMENTO DAS AULAS, POIS ESTAS SE CONCENTRAVAM NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS APRENDIDOS PELOS ESTUDANTES NO MOMENTO DO ESTUDO INDIVIDUAL, PROPORCIONANDO UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DOS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, AJUDOU OS ESTUDANTES A DESENVOLVEREM ALGUMAS HABILIDADES TRANSVERSAIS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUALQUER ATIVIDADE PROFISSIONAL, TAIS COMO A COMUNICAÇÃO, A COLABORAÇÃO EM GRUPOS, A SEGURANÇA DE ESTUDAR POR CONTA PRÓPRIA, LIDERANÇA, ENTRE OUTROS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO HÍBRIDO, TICS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID2011_03102019230925.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE FELIX DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE SANTOS"
    "autor_email" => "edilene.santos@igarassu.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62582
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5897
    "inscrito_id" => 2011
    "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO"
    "resumo" => "A SALA DE AULA INVERTIDA É UMA NOVA DIDÁTICA QUE VEM SENDO ADOTADA DE FORMA CRESCENTE EM VÁRIOS PAÍSES, COLOCANDO-SE COMO UMA DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. ESSA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM É UM MODELO HÍBRIDO QUE COMBINA ATIVIDADES PRESENCIAIS E OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO. O PRESENTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA EM TURMAS DE UM CURSO SUPERIOR NA MODALIDADE TECNOLÓGICA. OBJETIVA-SE DISCUTIR A RESPEITO DA METODOLOGIA, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES, BEM COMO MOSTRAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA DOCENTE PARA ADAPTAR A METODOLOGIA AO CONTEXTO DA SUA INSTITUIÇÃO.  O USO DA METODOLOGIA PERMITIU MAIOR APROVEITAMENTO DAS AULAS, POIS ESTAS SE CONCENTRAVAM NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS APRENDIDOS PELOS ESTUDANTES NO MOMENTO DO ESTUDO INDIVIDUAL, PROPORCIONANDO UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DOS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, AJUDOU OS ESTUDANTES A DESENVOLVEREM ALGUMAS HABILIDADES TRANSVERSAIS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUALQUER ATIVIDADE PROFISSIONAL, TAIS COMO A COMUNICAÇÃO, A COLABORAÇÃO EM GRUPOS, A SEGURANÇA DE ESTUDAR POR CONTA PRÓPRIA, LIDERANÇA, ENTRE OUTROS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SALA DE AULA INVERTIDA, ENSINO HÍBRIDO, TICS, ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID2011_03102019230925.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILENE FELIX DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDILENE SANTOS"
    "autor_email" => "edilene.santos@igarassu.i"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A SALA DE AULA INVERTIDA É UMA NOVA DIDÁTICA QUE VEM SENDO ADOTADA DE FORMA CRESCENTE EM VÁRIOS PAÍSES, COLOCANDO-SE COMO UMA DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. ESSA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM É UM MODELO HÍBRIDO QUE COMBINA ATIVIDADES PRESENCIAIS E OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO. O PRESENTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA EM TURMAS DE UM CURSO SUPERIOR NA MODALIDADE TECNOLÓGICA. OBJETIVA-SE DISCUTIR A RESPEITO DA METODOLOGIA, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES, BEM COMO MOSTRAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA DOCENTE PARA ADAPTAR A METODOLOGIA AO CONTEXTO DA SUA INSTITUIÇÃO. O USO DA METODOLOGIA PERMITIU MAIOR APROVEITAMENTO DAS AULAS, POIS ESTAS SE CONCENTRAVAM NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS APRENDIDOS PELOS ESTUDANTES NO MOMENTO DO ESTUDO INDIVIDUAL, PROPORCIONANDO UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DOS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, AJUDOU OS ESTUDANTES A DESENVOLVEREM ALGUMAS HABILIDADES TRANSVERSAIS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUALQUER ATIVIDADE PROFISSIONAL, TAIS COMO A COMUNICAÇÃO, A COLABORAÇÃO EM GRUPOS, A SEGURANÇA DE ESTUDAR POR CONTA PRÓPRIA, LIDERANÇA, ENTRE OUTROS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.