SANTOS, Edilene Felix Dos. Sala de aula invertida – desafios e possibilidades de aplicação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62582>. Acesso em: 23/12/2024 04:50
A SALA DE AULA INVERTIDA É UMA NOVA DIDÁTICA QUE VEM SENDO ADOTADA DE FORMA CRESCENTE EM VÁRIOS PAÍSES, COLOCANDO-SE COMO UMA DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. ESSA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM É UM MODELO HÍBRIDO QUE COMBINA ATIVIDADES PRESENCIAIS E OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO. O PRESENTE ARTIGO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA EM TURMAS DE UM CURSO SUPERIOR NA MODALIDADE TECNOLÓGICA. OBJETIVA-SE DISCUTIR A RESPEITO DA METODOLOGIA, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES, BEM COMO MOSTRAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA DOCENTE PARA ADAPTAR A METODOLOGIA AO CONTEXTO DA SUA INSTITUIÇÃO. O USO DA METODOLOGIA PERMITIU MAIOR APROVEITAMENTO DAS AULAS, POIS ESTAS SE CONCENTRAVAM NA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS APRENDIDOS PELOS ESTUDANTES NO MOMENTO DO ESTUDO INDIVIDUAL, PROPORCIONANDO UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DOS ASSUNTOS. ALÉM DISSO, AJUDOU OS ESTUDANTES A DESENVOLVEREM ALGUMAS HABILIDADES TRANSVERSAIS DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUALQUER ATIVIDADE PROFISSIONAL, TAIS COMO A COMUNICAÇÃO, A COLABORAÇÃO EM GRUPOS, A SEGURANÇA DE ESTUDAR POR CONTA PRÓPRIA, LIDERANÇA, ENTRE OUTROS.