Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO DEMOCRÁTICO - PARTICIPATIVA NA ESCOLA

Palavra-chaves: ESCOLA PÚBLICA, , GESTORES, GESTÃO DEMOCRÁTICO, PARTICIPATIVA, DESAFIOS. Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA ACADÊMICA DESENVOLVIDA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA ZONA NORTE DO ESTADO DO CEARÁ, QUE ABORDA A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE GESTÃO PEDAGÓGICA E DEMOCRÁTICO – PARTICIPATIVA EFETIVADA NO ESPAÇO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E OS SERVIÇOS DA INSTITUIÇÃO PARA A GARANTIA DA INTEGRAÇÃO E PARCERIAS DOS EDUCANDOS E EDUCADORES. DESTACA OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS GESTORES NO ATO DE EDUCAR E AS AÇÕES QUE CARACTERIZAM O MODELO DE GESTÃO ADOTADO E VIVENCIADO. ANALISA OS PROCEDIMENTOS INCORPORADOS PELOS GESTORES NA BUSCA DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO GRUPO E DA COMUNIDADE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO COM ABORDAGEM QUALITATIVA E CARÁTER BIBLIOGRÁFICO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E, EM SUA ANÁLISE, A CATEGORIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS SUJEITOS. PARA A DISCUSSÃO TEÓRICA TIVEMOS OS SEGUINTES AUTORES: BRASIL (2017), CHIZZOTTI (2011), LIBÂNEO (1997), LIMA (2010), LUCK (1996), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DESTE ASSUNTO. A PARTIR DESSE ESTUDO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER OS MECANISMOS QUE PERMEIAM A GESTÃO ESCOLAR. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL PERCEBER E IDENTIFICAR QUE O PROCESSO DE GESTÃO PARTICIPATIVA CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA CONSTRUÇÃO DO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA E DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES DE RESPEITO AOS INTERESSES DA COLETIVIDADE.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PESQUISA ACADÊMICA DESENVOLVIDA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA ZONA NORTE DO ESTADO DO CEARÁ, QUE ABORDA A PERSPECTIVA DO PROCESSO DE GESTÃO PEDAGÓGICA E DEMOCRÁTICO – PARTICIPATIVA EFETIVADA NO ESPAÇO ESCOLAR E AS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO E OS SERVIÇOS DA INSTITUIÇÃO PARA A GARANTIA DA INTEGRAÇÃO E PARCERIAS DOS EDUCANDOS E EDUCADORES. DESTACA OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS GESTORES NO ATO DE EDUCAR E AS AÇÕES QUE CARACTERIZAM O MODELO DE GESTÃO ADOTADO E VIVENCIADO. ANALISA OS PROCEDIMENTOS INCORPORADOS PELOS GESTORES NA BUSCA DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO GRUPO E DA COMUNIDADE ESCOLAR. TRATA-SE DE UM ESTUDO COM ABORDAGEM QUALITATIVA E CARÁTER BIBLIOGRÁFICO. PARA COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E, EM SUA ANÁLISE, A CATEGORIZAÇÃO DAS RESPOSTAS DOS SUJEITOS. PARA A DISCUSSÃO TEÓRICA TIVEMOS OS SEGUINTES AUTORES: BRASIL (2017), CHIZZOTTI (2011), LIBÂNEO (1997), LIMA (2010), LUCK (1996), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS DESTE ASSUNTO. A PARTIR DESSE ESTUDO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER OS MECANISMOS QUE PERMEIAM A GESTÃO ESCOLAR. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL PERCEBER E IDENTIFICAR QUE O PROCESSO DE GESTÃO PARTICIPATIVA CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA CONSTRUÇÃO DO FORTALECIMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA E DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES DE RESPEITO AOS INTERESSES DA COLETIVIDADE.

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