O ENSINO DE BOTÂNICA É CONSIDERADO DE DIFÍCIL ASSIMILAÇÃO, SENDO NECESSÁRIAS PRÁTICAS INOVADORAS E FERRAMENTAS DE ENSINO QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. NESTE ASPECTO, OS JOGOS PODEM SER UTILIZADOS COMO ELEMENTOS FACILITADORES, POIS É EMPREGADO PARA INTRODUZIR CONTEÚDOS, VERIFICAR A APRENDIZAGEM E FIXAR CONCEITOS JÁ ESTUDADOS. SABENDO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI DESENVOLVER UM SOFTWARE ADAPTADO COMO JOGO EDUCATIVO PARA ÁREA DA BOTÂNICA E ANALISAR A SUA EFICÁCIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. PARTICIPOU DA APLICAÇÃO DO JOGO UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO PÚBLICO-ESTADUAL. O SOFTWARE TRATA-SE DE UM JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS, CONTENDO NOVE QUESTÕES, BASEADO NO GAME TELEVISIVO SHOW DO MILHÃO. UTILIZANDO AMOSTRAGEM SIMPLES, FORAM ESCOLHIDOS 20 ALUNOS PARA A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS, ANTES E DEPOIS DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE. EM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE BOTÂNICA, OS ALUNOS AVALIARAM COMO EM SUA MAIORIA COMO BOM OU ÓTIMO. OS JOGOS PODEM SER EXCELENTES ESTIMULANTES QUE CONDUZEM OS ALUNOS A PARTICIPAREM E ENVOLVEREM NAS ATIVIDADES ESCOLARES. A FERRAMENTA DE ENSINO DESENVOLVIDA ALCANÇOU OS OBJETIVOS ESPERADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E DAS ANÁLISES COMPARATIVAS. PORTANTO, VERIFICA-SE A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COMO ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NA ÁREA DA BIOLOGIA CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.