O OBJETIVO DO ESTUDO É IDENTIFICAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS PELOS DOCENTES DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM ENFERMAGEM DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) QUE BUSCAM PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS DISCENTES DURANTE A FORMAÇÃO TÉCNICA. NO PLANO DE CURSO, É APRESENTADA UMA FREQUENTE PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO HISTÓRICA CRÍTICA DO CIDADÃO, A DEFESA POR UMA EDUCAÇÃO CAPAZ DE ASSOCIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E POLÍTICO, PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SUA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR A SOCIEDADE. DESTA FORMA, ACREDITA-SE QUE ESTE CURSO TENHA UMA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DIANTE DOS DEMAIS DO ESTADO, VISTO QUE TEM COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO INTEGRAL E O INTERESSE EM FORMAR NÃO APENAS PROFISSIONAIS, MAS CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM A REALIDADE SOCIAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TRANSVERSAL E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE UTILIZOU COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS: QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E DINÂMICA DE GRUPO. O ASPECTO QUE MAIS FOI RESSALTADO DURANTE A EXECUÇÃO DA PESQUISA FOI A NECESSIDADE DE ASSOCIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, POIS MUITOS ESTUDANTES NÃO CONSEGUEM ASSOCIAR OS ASSUNTOS ESTUDADOS EM SALA DE AULA QUANDO ESTÃO NOS ESTÁGIOS, ESPECIALMENTE QUANDO ESTÃO DIANTE DOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE SAÚDE. ACREDITA-SE QUE ESSA FRAGILIDADE PERPASSE O ENSINO DA ENFERMAGEM EM TODOS OS NÍVEIS. APESAR DAS DIFICULDADES, PERCEBE-SE QUE NO IFAL AS PRÁTICAS EDUCATIVAS COLABORAM PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE, NÃO SE RESTRINGINDO A FORMAÇÃO TÉCNICA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. COMO DESDOBRAMENTO DO ESTUDO, SUGERE-SE SUA AMPLIAÇÃO A OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS.