Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO E NUMERAMENTO: UMA PERSPECTIVA SOBRE O ENSINO DE GRÁFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LINGUAGEM ESTATÍSTICA, LEITURA E INTERPRETAÇÃO, GRÁFICOS, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESTATÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, BUSCOU-SE DESENVOLVER UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A INTENÇÃO DE SE VERIFICAR O DESEMPENHO DOS MESMOS DIANTE DE QUESTÕES QUE ENVOLVEM LEITURA E INTERPRETAÇÃO A PARTIR DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DOS GRÁFICOS ABORDADOS POR CURCIO (1989), A FIM DE SE LEVANTAR DISCUSSÕES PERTINENTES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS INTERDISCIPLINARES ENTRE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA (LP). A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO A UM TOTAL DE 35 ALUNOS DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO. ADEMAIS ENTREVISTOU-SE DUAS PEDAGOGAS QUE MINISTRAM AMBAS AS DISCIPLINAS JÁ MENCIONADAS. PORTANTO O OBJETIVO DO TRABALHO CONSISTE EM VERIFICAR A COMPETÊNCIA INTERPRETATIVA DOS ALUNOS POR MEIO DE QUESTÕES ENVOLVENDO OS GRÁFICOS, ALÉM DE LEVANTAR DISCUSSÕES SOBRE O LETRAMENTO E NUMERAMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.